Chamada pública do CNPq destina R$ 3 milhões a olimpíadas científicas

Qua, 25 de Julho de 2018 11:04

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (23) um edital de apoio a olimpíadas científicas. São R$ 3 milhões destinados a competições científicas que envolvam estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Podem ser inscritas propostas de olimpíadas nacionais ou olimpíadas internacionais realizadas no Brasil. O objetivo é melhorar o ensino no país e envolver os estudantes em atividades científicas. Para a coordenadora-geral de Popularização e Divulgação da Ciência do MCTIC, Leda Cardoso, esses eventos abrem uma nova perspectiva para professores e estudantes.

"Existem relatos de professores que, ao se envolverem com esses projetos, se capacitaram e ganharam uma nova perspectiva dentro da matéria que ensinam. Também tem a questão da melhoria do ensino e os alunos que se motivam ao desenvolver um projeto científico. Eles passam a ter gosto por essas matérias e enxergam, às vezes, uma vocação que não tinham e passam a seguir carreiras científicas", explica.

Esse é o 13° edital de apoio a olimpíadas do conhecimento. Em média, cada edital apoia, em média, entre 10 e 13 eventos. O prazo de inscrições termina em 6 de setembro, e o resultado final da chamada junto com a contratação das propostas está previsto para o início de dezembro. A íntegra do edital está no site do CNPq.

Feiras de Ciência

Até o início de agosto, também será lançada uma chamada de apoio a feiras de ciência. Estão previstos R$ 3,5 milhões para eventos municipais, estaduais e nacionais. Desde 2010, as chamadas públicas com apoio do MCTIC e do MEC já apoiaram 730 mostras de ciência em todo o Brasil.

Fonte: Portal MCTIC