logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Manejo do pirarucu alia ciência e conhecimento tradicional dos povos ribeirinhos

Ter, 24 de Julho de 2018 17:40

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá lançou nesta segunda-feira (23) a versão digital do livro "O Gigante Amazônico: manejo sustentável do pirarucu", no auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) instalado na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A obra retrata os 20 anos de desenvolvimento da técnica de manejo deste peixe da Amazônia nas reservas Mamirauá e Amanã.

 

A primeira iniciativa de manejo foi feita em 1999 em uma comunidade ribeirinha da região. Desde então, o sucesso da iniciativa se traduziu em números. Atualmente, 43 comunidades são atendidas pelo Mamirauá, e a quantidade de peixes se multiplicou. Com as ações de manejo sustentável, foi registrada a presença de mais de 170 mil espécimes na área.

 

"Hoje, atendemos mais de 2 mil pessoas que atuam com o manejo do pirarucu, porque construímos uma metodologia que respeita o conhecimento tradicional dos povos ribeirinhos. Nós trazemos o embasamento científico que se alia a esse conhecimento. Dessa maneira, a população de peixes tem crescido a uma média de 25% ao ano. Isso representa o sucesso do manejo: bom para o pescador e bom para o meio ambiente", afirmou a coordenadora de Pesca do Instituto Mamirauá, Ana Cláudia Torres.

 

A pesquisadora destacou ainda o alcance do manejo do pirarucu. Atualmente, a metodologia está presente em 21 municípios do Amazonas e em cidades do Pará, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins. Também é replicada em países vizinhos como Colômbia, Peru, Bolívia e Guiana.

 

A publicação "O Gigante Amazônico: manejo sustentável do pirarucu está disponível na página do Instituto Mamirauá.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa