Divulgação científica reforça importância da pesquisa para o desenvolvimento do país

Ter, 24 de Julho de 2018 17:39

A divulgação do conhecimento científico produzido no Brasil é fundamental para alavancar o desenvolvimento econômico e reforçar a importância da ciência no país. A afirmação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta segunda-feira (23), na abertura da mostra científica ExpoT&C na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento é realizado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL).

"É muito importante dar visibilidade ao que a ciência brasileira produz. Temos uma capacidade de geração de conhecimento muito grande, e essa é uma oportunidade de mostrar para a sociedade o que a nossa ciência faz. Os institutos vinculados ao MCTIC são de excelência, têm muito a mostrar", afirmou o ministro.

Na visita ao pavilhão do MCTIC, o ministro conheceu alguns projetos levados pelos institutos de pesquisa e entidades vinculadas à 70ª Reunião Anual da SBPC. A ExpoT&C ocupa uma área de 1,2 mil metros quadrados e é dividida por estandes temáticos: biomas e clima, ciência e tecnologia, espaço, fomento à pesquisa, inovação, nuclear, popularização da ciência e tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Gratuita e aberta ao público, a mostra reúne em uma tenda climatizada centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, órgãos do governo e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. A área destinada ao MCTIC possui um auditório, com palestras durante toda a semana.

No pavilhão do MCTIC, estão representadas 30 entidades vinculadas ao MCTIC: Agência Espacial Brasileira (AEB); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec); Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer; Centro de Tecnologia Mineral (Cetem); Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep); Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Instituto Mamirauá de Desenvolvimento Sustentável; Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma); Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Instituto Nacional de Tecnologia (INT); Instituto Nacional do Semiárido (Insa); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep); ON; Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e Telebras.

Fonte: Portal MCTIC