Espaço do MCTIC abriga experimentos e palestras para os visitantes da 70ª Reunião Anual da SBPC

Sex, 20 de Julho de 2018 17:11

Pavilhão reúne estandes de 30 instituições ligadas ao MCTIC na mostra ExpoT&C, instalada na Universidade Federal de Alagoas, durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Os visitantes que passarem pelo pavilhão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vão poder conhecer de perto alguns dos principais projetos das entidades de pesquisa vinculadas à pasta na mostra ExpoT&C. O espaço estará instalado no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió (AL), durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A mostra se divide por estandes temáticos: espaço; biomas e clima; ciência e tecnologia; popularização da ciência; nuclear; fomento à pesquisa; inovação; e tecnologias da informação e comunicação (TICs). A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep) terá um espaço próprio no local.

Uma das atrações será a simulação da Sala de Situação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). No espaço, os visitantes vão saber como funciona o processo de tomada de decisão sobre a emissão de alertas de desastres naturais.

Já o Observatório Nacional (ON) vai mostrar como acontecem os terremotos e como é possível detectar esse fenômeno. O ON também terá uma mostra sobre o Eclipse de Sobral, ocorrido em 1912, e que foi um dos registros astronômicos que comprovaram a Teoria Geral da Relatividades, proposta por Albert Einstein.

Na área destinada ao Instituto Nacional de Tecnologia (INT), os visitantes terão a oportunidade de terem criar um avatar próprio em 3D utilizando tecnologias de escaneamento corporal.

Gratuita e aberta ao público, a ExpoT&C reúne em uma tenda climatizada centenas de expositores, como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços. O pavilhão do MCTIC possui um auditório, com palestras de segunda (23) a sábado (28).

No pavilhão do MCTIC, estarão representadas 30 entidades vinculadas ao MCTIC: Agência Espacial Brasileira (AEB); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec); Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer; Centro de Tecnologia Mineral (Cetem); Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Cemaden; Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii); Finep; Indústrias Nucleares do Brasil (INB); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Instituto Mamirauá de Desenvolvimento Sustentável; Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma); Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); INT; Instituto Nacional do Semiárido (Insa); Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep); ON; Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); e Telebras.

Fonte: Jornal da Ciência, 20/07/2018, com informações MCTIC