Astrônomos descobrem 12 novas luas na órbita de Júpiter

Qui, 19 de Julho de 2018 09:22

Uma delas viaja na contramão e está destinada a se chocar com outros satélites

Astrônomos anunciaram nesta terça-feira a descoberta de 12 novas luas na órbita de Júpiter, elevando o número total de satélites do gigante gasoso para 79. O que chamou mais atenção dos cientistas é que uma das novas luas, batizada como Valetudo — em homenagem à bisneta do deus Júpiter na Roma Antiga —, orbita o planeta na direção contrária contrária de muitas outras luas e, por isso, está destinada a se chocar com uma delas.

— Valetudo está na contramão da rodovia, então é muito provável que ela colida com esses outros objetos — explicou Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington, e líder das pesquisas.

Veja o texto na íntegra: O Globo

O Globo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra para quem não é assinante. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.

Fonte: Jornal da Ciência, 18/07/2018