Veja resultado preliminar de edital para participação em Olimpíadas Internacionais de Ciência

Seg, 16 de Julho de 2018 10:38

A Finep já tem o resultado preliminar do edital para financiar a participação de estudantes brasileiros em edições internacionais de olimpíadas do conhecimento. Puderam concorrer à chamada instituições organizadoras de etapas nacionais das olimpíadas. Por exemplo: para a Olimpíada Internacional de Física, a organizadora da Olimpíada Brasileira de Física é que poderia solicitar os recursos, como executora. Serão apoiadas despesas com deslocamento (passagens, vistos, seguros e diárias), além de taxas de inscrição. São, ao todo, quatro classificados, num valor total recomendado por parte da Finep de quase R$ 190 mil.

Confira aqui o resultado preliminar.

Um dos requisitos do edital é que a participação na etapa internacional da olimpíada ocorra até 12 meses a partir do resultado final da chamada, prevista para daqui a dez dias.

O objetivo da Finep é auxiliar as instituições organizadoras de olimpíadas científicas a custearem a ida dos vencedores de etapas nacionais em fases posteriores que venham a ser realizadas no exterior. “Os estudantes não podem mais depender de campanhas de financiamento coletivo para competir em outros países. Temos mentes brilhantes que precisam desse apoio”, destaca Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep.

De acordo com ele, a Finep decidiu tomar a iniciativa por conta da carência de recursos para novas participações de jovens talentos brasileiros em olimpíadas internacionais de ciências. É a primeira vez que a financiadora apoia este tipo de ação. “Queremos estimular a vocação dos jovens para a ciência”, afirma Wanderley.

Fonte: Portal Finep