Dia da Ciência: Helena Nader enaltece a pesquisa nacional e denuncia desmonte

Qua, 11 de Julho de 2018 11:09

Para a pesquisadora, Emenda Constitucional 95, que limita teto de gastos até 2036, “tira o sonho, tira o futuro”

Em tempos de desmonte das políticas públicas de educação, ciência e tecnologia é fundamental debater o papel e a importância do setor para o país. No domingo (08), foi celebrado o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008).

Helena Nader, professora titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e ex- presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 2011-2017, explica como, mesmo com pouco investimento o Brasil já é referência mundial em pesquisa.

“Entre as áreas mais relevantes, as que o Brasil se destaca, temos a engenharia aeronáutica, a Embraer é a terceira empresa de construção de aviões do mundo. Nunca ninguém tinha feito a associação entre a síndrome da microcefalia e o vírus da Zika, isso é uma descoberta dos cientistas brasileiros”. Ela cita, ainda, que a criação da urna e do sistema de automação bancário no Brasil são parâmetros internacionais.

Leia na íntegra e assista à entrevista: Brasil de Fato

Fonte: Jornal da Ciência, 10/07/2018