logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq apresenta prospecção de Ensaios Clínicos e Pré-Clínicos

Sex, 06 de Julho de 2018 12:48

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu, esta semana, juntamente com seus parceiros, o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/MS) e a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPED/MCTIC), empresas interessadas em participar da criação de produtos tecnológicos a serem aplicados no nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O objetivo do evento foi apresentar aos interessados um portfólio com os projetos selecionados no Chamamento Público 14/2017 e ainda identificar potenciais parcerias com o foco na integração entre o governo, a academia e o setor produtivo. O Chamamento Público em foco teve o objetivo de detectar ensaios pré-clínicos concluídos ou em fase de conclusão e ensaios clínicos de fase I, II ou I/II que estavam em desenvolvimento ou finalizados que apresentassem potencial de tecnologias em saúde estratégicas para o SUS.

 

O Chamamento 14/2017 recebeu uma demanda de 162 propostas, dentre as quais foram selecionadas 70. São 33 instituições de pesquisa que serão contempladas com um aporte global de recursos no valor de R$ 120 milhões. Além de integrantes do CNPq, do MCTIC e do MS, estiveram presentes representantes do Grupo Farma Brasil, Embaixada dos Estados Unidos, Libbs, Abbott, Biolab, Anvisa, ABDI, QuintilesIMS, Merck Sharp & Dhome, Servier, ABIFINA, Cristalia, Pfizer, Boehringer Ingelheim, FINEP, Eurofarma, Phytobios, BNDES, MDIC, Herbarium, Roche, GSK, Janssen-Cilag, INTERFARMA, Abbvie, Fundo Newton, Apex, EMS, União Química Farmacêutica e SINDUSFARMA.

 

As intenções dos parceiros são convergentes. A Diretora do DECIT, Camile Giaretta Sachetti, falou sobre a necessidade de aproximação entre a academia e o setor produtivo. Para ela, é importante que os resultados das pesquisas não sejam somente publicações, mas também produtos. Luiz Henrique Canto, MCTIC, disse que a ideia é transformar "a riqueza da biodiversidade brasileira em produtos a serem utilizados pela população." O Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde (DABS/CNPq), Marcelo Marcos Morales, por sua vez concluiu que "o investimento em ciência e tecnologia está trazendo a possibilidade de pesquisas clínicas, em parceria com o setor privado, que podem virar produto para o SUS em benefício da população brasileira."

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa