O Dia Nacional da Ciência é neste domingo. Participe!

Sex, 06 de Julho de 2018 12:40

Dia 08 de julho é o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador. É também o dia em que foi fundada a SBPC, há exatos 70 anos. Para celebrar a data, a SBPC realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública em defesa da ciência e da educação no Brasil

Participe das atividades da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, neste domingo (8), em comemoração aos 70 anos de sua fundação, ao Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e ao Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008). Para celebrar a data, a Sociedade realiza, em diversas cidades, uma comemoração aberta a todos com atividades culturais e uma manifestação pública.

O presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, faz um convite a professores, pesquisadores, estudantes e toda a população para fazer parte das celebrações que serão realizados em várias cidades brasileiras. “Vamos fazer manifestações interessantes, comemorativas dessas datas e também vamos registrar nosso protesto e insatisfação com o quadro da ciência e da educação no País neste momento”, comenta em vídeo que pode ser assistido aqui.

Na capital paulista, o Dia Nacional da Ciência – SP: SBPC 70 anos é organizado em parceria com o Instituto Moreira Salles – IMS. O evento começará às 10h, no IMS Paulista (Av. Paulista 2424), com apresentação musical “Ciência e Música”, com Maurício Pereira, e uma intervenção comemorativa ao septuagenário da entidade do Núcleo Arte Ciência no Palco, seguida de uma “Marcha Pela Ciência”, que parte às 12h da frente do Instituto e caminha até o cruzamento com a Avenida Brigadeiro Luís Antônio. A atividade contará com a participação de bonecos de Olinda, representando quatro grandes cientistas: o físico Albert Einstein, o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, a psiquiatra Nise da Silveira e o físico José Leite Lopes.

No Rio de Janeiro, será realizado o Dia Nacional da Ciência – RJ: Domingo Com Ciência na Quinta, também no dia 8 de julho. A atividade será na frente ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, das 10h às 14h. A entrada no Museu Nacional será gratuita. No local ainda terá uma feira de ciências com experimentos e exposições de muitas áreas, apresentações musicais e atividades de pintura. O evento tem também o objetivo demandar investimentos adequados para ciência e tecnologia no País e no Estado do Rio de Janeiro.

Belo Horizonte realizará o Dia Nacional da Ciência – MG no Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), praça da Liberdade, no dia 08, às 10h.

Em Belém, o Dia Nacional da Ciência – PA será realizado no dia 09 de julho, o Seminário “CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL EM TEMPO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS”, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFPA (Universidade Federal do Pará).

Já em Brasília, o Dia Nacional da Ciência – DF será no dia 12 de julho, no Plenário da Câmara, com a Comissão Geral “Marcha para a Ciência: o presente e o futuro do setor de Ciência e Tecnologia no País”. O evento é aberto e contará com a participação de representantes de entidades científicas e deputados.

Santa Catarina realizará o seminário “70 anos da SBPC: contexto e desafios para a ciência brasileira e catarinense” na manhã do dia 13/07, em Chapecó.

Atividades já realizadas

Fortaleza já realizou a 1ª edição do “Ciência no Parque” no domingo passado (1º de julho), no Parque do Cocó. E na manhã desta segunda-feira, 2, foi a vez de Salvador (BA), que organizou o “Dois de Julho em Defesa da Ciência”, no Largo da Lapinha, às 7h30. O evento marcou os festejos da independência da Bahia e um manifesto em defesa da ciência foi divulgado durante o evento.

A organização do evento conta com o apoio de cientistas, professores, pesquisadores, graduandos e divulgadores científicos.

O intuito, para além da comemoração em si, é chamar a atenção da população para a queda dramática de investimentos do governo em ciência, tecnologia, inovação e educação no Brasil. Neste momento, no Congresso Nacional e no governo, se iniciam as discussões sobre o Orçamento de 2019. É o momento exato de mobilizar toda a sociedade para impedir que mais cortes afetem negativamente esses setores estratégicos do desenvolvimento social e econômico do País.

Participe!

Mais informações em http://portal.sbpcnet.org.br/dia-nacional-da-ciencia/ e também nas redes sociais da SBPC (Facebook e Twitter).

Fonte: Jornal da Ciência, 05/07/2018