Com R$ 7,5 mi da Finep, Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) será lançado dia 5 no ES

Qui, 05 de Julho de 2018 10:31

O investimento total foi de mais de R$ 22 milhões, 7,5 milhões destes oriundos da Finep. Na quinta, 5 de julho, a partir de 9 horas da manhã, será inaugurado o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID), em Cariacica, Região Metropolitana da Grande Vitória. A ideia é consolidar a infraestrutura física necessária à pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Espírito Santo, com foco em áreas como Engenharia Ambiental, Tecnologia de Equipamentos, Tecnologia Industrial Básica e Tecnologia de Informação.

O Centro é fruto de uma parceria entre a Finep, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti); a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema); o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A implantação do CPID vai propiciar a criação e melhorias de produtos e processos para aumentar a competitividade do setor produtivo. Além de proporcionar uma relação entre os pesquisadores do estado com os de todo país, e até do exterior.

Estrutura

O CPID contará com uma área administrativa e com uma área técnica, onde serão implantados sete laboratórios para a realização de pesquisas científicas e projetos de desenvolvimento tecnológico:

Laboratório de caracterização física, química e microbiológica – Lacar;

Núcleo de informações sobre água e desenvolvimento regional – Niades;

Implantação de pesquisa e implementação de técnicas avançadas de diagnóstico e controle aplicados a processos industriais do espírito santo – INDControl;

Laboratório de ensaios não-destrutivos – Labenden;

Laboratório de sistemas eletrônicos embarcados – Elem;

Implantação do núcleo de planejamento e análise do desempenho para redes multimídia: aplicação no contexto de cidades digitais – Cidig;

Núcleo de análise ambiental – NAA.

Fonte: Portal Finep