Capes assina Acordo em ação de parceria com a Alemanha

Qua, 04 de Julho de 2018 12:14

O acordo tem objetivo de fortalecer e promover a internacionalização das instituições de ensino superior (IES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou Acordo Marco de Cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), para reorganizar e viabilizar ações conjuntas entre a CAPES e o DAAD, dando continuidade a programas tradicionais desenvolvidos entre Brasil e Alemanha, além de firmar novo auxílio financeiro a ações em andamento.

Com intuito de fortalecer e promover a internacionalização das instituições de ensino superior (IES), esse Acordo visa dar continuidade aos tradicionais programas CAPES/PROBRAL e Doutorado CAPES/DAAD, além da concessão conjunta de bolsas em diferentes modalidades a discentes, docentes e pesquisadores.

Entre as novidades, está o apoio financeiro que a Fundação passa a fornecer ao Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) no Brasil, um centro científico de ensino, pesquisa e informação, fomentado pelo DAAD com verba do Ministério das Relações Exteriores alemão, sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Programas envolvidos

O PROBRAL é um programa que visa apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães e, segundo a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), está em andamento há mais de 20 anos.

O Doutorado CAPES/DAAD tem o objetivo de apoiar candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização de estudos na República Federal da Alemanha.

O CDEA trata-se de um projeto de cinco anos, que visa fomentar uma nova geração de cientistas e pesquisadores brasileiros em estudos interdisciplinares sobre temas atuais da Europa e Alemanha úteis ao contexto Brasileiro e Latino-americano.

Fonte: Jornal da Ciência, 03/07/2018, com informações Capes