CNPq lança chamada do Doutorado Acadêmico para Inovação

Qua, 04 de Julho de 2018 12:13

Ao todo, serão 200 bolsas concedidas

Com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança o Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI) por meio de chamada de seleção de propostas.

A chamada visa fomentar a cooperação das ICTs com empresas por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

A iniciativa é um aprimoramento do programa, lançado há quatro anos, na forma de projeto piloto, na Universidade Federal do ABC (UFABC) que, segundo o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana, já conta com resultados consolidados, como a primeira tese defendida em 2017.

"A chamada está baseada nessa ação piloto e representa uma a oportunidade para que instituições de diversas regiões do país se candidatem e busquem obter os resultados conseguidos nessa primeira experiência", afirma Santana.

O programa busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que pretende fortalecer os Sistemas Regionais de Inovação. O bolsista desenvolverá sua tese como aluno regular em um curso de pós-graduação existente devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à Empresa Parceira, à qual o projeto de doutorado está relacionado.

Para o diretor do CNPq, a chamada é de grande importância para a popularização da produção científica do país. "A iniciativa desta Chamada do CNPq traz um instrumento relevante para o avanço da produção científica e tecnológica com foco em inovação, que é um dos grandes desafios nacionais. O Doutorado Acadêmico para Inovação busca ampliar a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, a partir de projetos oriundos de demandas dos segmentos empresariais e governamentais", completa.

O prazo de submissão das propostas começa dia 13 de julho e vai até o dia 26 de outubro de 2018.

Veja aqui a Chamada na íntegra.

Fonte: Portal CNPq