logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC arrecada 55 toneladas de lixo eletrônico na Campus Party Brasília

Qua, 04 de Julho de 2018 11:44

Um ônibus do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) recebeu, na Campus Party Brasília, a doação de 55 toneladas de lixo eletrônico para reaproveitamento. A ação ocorreu na última sexta-feira (29), no Estádio Nacional Mané Garrincha, numa parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o CRC Programando o Futuro.

 

Segundo o coordenador-geral de Articulação do MCTIC, Alexandre Mesquita, a ação reforça o compromisso do ministério em dar a destinação adequada a resíduos eletrônicos e em educar a população sobre a importância do descarte sustentável desse tipo de equipamento.

 

“Essa entrega marca o início de uma série de ações que queremos fazer nos grandes eventos de tecnologia do país, de arrecadarmos junto à população o máximo de resíduos eletroeletrônicos para serem destinados aos nossos CRCs. Assim, geramos capacitação para os jovens dos CRCs, computadores para centros de inclusão digital e também conscientizamos a população da importância de fazer o descarte correto”, disse.

 

A quantidade de material foi comemorada pelo coordenador de projetos do CRC Programando o Futuro, Vilmar Simion Nascimento. “Vamos ter pelo menos três meses de muito trabalho pela frente. É um volume muito grande de material para trabalharmos e vamos aproveitar o máximo possível. O que puder ser recondicionado, vamos reconstruir. O que não puder reaproveitar, descartamos como lixo eletrônico e encaminhamos para reciclagem em instituições credenciadas para fazer esse trabalho”, afirmou.

 

A cerimônia também contou com a entrega de 40 computadores recondicionados pelo CRC Programando o Futuro para o projeto Includes, encampado pela Campus Party. Os aparelhos serão destinados a comunidades carentes apoiadas pela iniciativa.

 

CRC

 

O projeto dos CRCs completa 10 anos em 2018. A iniciativa promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos.

 

Atualmente, há nove CRCs em funcionamento: Brasília (DF), Valparaíso (GO), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Emaús (PA), Maracanaú (CE) e São Paulo (SP).

 

CRC Móvel

 

O CRC Móvel é um ônibus adaptado para receber e dar a destinação adequada aos equipamentos eletrônicos sem uso doados pela população. A unidade é fruto de uma parceria com o CRC Programando o Futuro, instalado em Valparaíso (GO). A iniciativa dos CRCs promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores, além do impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos.

 

Os equipamentos doados serão avaliados por profissionais, que também vão explicar à população que passar pelo espaço os passos para o recondicionamento de computadores e o tratamento dos resíduos. O CRC Móvel recebe celulares, impressoras, CPUs, monitores, notebooks, fontes de alimentação, entre outros.

 

Após o recondicionamento pela equipe do CRC Programando o Futuro, esses equipamentos serão doados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas. O material que não puder ser reaproveitado é separado e tratado como lixo eletrônico.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa