Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2018 se encerram dia 31 de julho

Qua, 04 de Julho de 2018 11:10

Podem participar da iniciativa alunos do Ensino Médio

As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista 2018 terminam no dia 31 de julho. Podem participar alunos do Ensino Médio matriculados e frequentando regularmente escolas públicas ou privadas e ter menos de 25 anos até o último dia de 2018.

Inscreva-se aqui ou pelos Correios

Nesta 29ª edição, o tema é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O Brasil possui um grande potencial de desenvolvimento a ser mais bem compreendido e lapidado. A palavra que melhor caracteriza essa condição é diversidade – de recursos naturais, de pessoas e de saberes. A pesquisa científica tem papel fundamental nesse processo, com décadas de aprendizados e soluções que avançam tanto no tema da conservação da natureza, quanto no desenvolvimento e na transformação da sociedade.

O concurso, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição federal de incentivo à ciência e tecnologia, tem como objetivo impulsionar novos estudos no País e investir em jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Os trabalhos serão avaliados considerando os critérios: mérito e relevância da pesquisa; aplicação prática; originalidade do conteúdo e qualidade da apresentação do projeto.

A divulgação dos resultados ocorrerá até novembro de 2018, por meio de uma coletiva de imprensa e painel com os agraciados, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados pelo presidente do CNPq, em Brasília, e publicados no site do prêmio. Os concorrentes que vencerem do 1º ao 3º lugar receberão um laptop cada.

A documentação enviada pelos Correios, para a categoria “Estudante do Ensino Médio”, somente será aceita se realizada até 31 de julho de 2018. Vale a data do carimbo dos Correios no envelope. O endereço de envio é:

Fundação Roberto Marinho
Rua Santa Alexandrina, 336 – 6º andar – Rio Comprido