Eleita nova diretoria da ABIPTI para o biênio 2018-2020

Qua, 04 de Julho de 2018 10:54

Na manhã do segundo dia do 9º Congresso Abipti, a Associação anunciou os nomes que irão compor a nova diretoria dos próximos dois anos. A votação aconteceu online e, com a apuração completa, Luiz Fernando Vianna, presidente dos Institutos Lactec, foi eleito o novo presidente da Abipti para o período.

Foram escolhidos também os vice-presidentes Júlio Cézar Santos Salomão, do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), pela região Sul; Marco Aurélio Krieger, da Fundação Oswaldo Cruz, pelo Sudeste; Antônio Carlos Porto de Andrade, do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), pelo Nordeste; André Roberto Lima Tapajós, da Tap4 Informática, pelo Norte; e Maurício Lopes, da Embrapa, pela região Centro-Oeste.

O novo presidente, que já participou de duas gestões como vice-presidente representando a região Sul, falou sobre os planos futuros e os desafios de colocar em prática novos planos.

“Um dos nossos grandes objetivos é fazer com que a Abipti seja ainda mais presente com seus associados. A partir de agosto, queremos implantar um novo plano para que possamos nos reunir nas cinco regiões do pais. A intenção é que essas reuniões aconteçam ao longo de um ano, para que estejamos mais próximos do associado. O nosso desafio é muito grande, porque o pais é grande, mas precisamos falar mais de inovação, precisamos ser ainda mais representativos para os nossos 154 associados”, comentou Vianna.

O novo presidente também reforçou o compromisso de manter uma forte atuação no Congresso Nacional, seja no atual papel de Secretaria Executiva da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados, seja na defesa, enquanto entidade representativa do setor, de assuntos de interesse da pesquisa tecnológica nacional, em particular do interesse direto dos ICTs associadas à Abipti

Agradecendo aos presentes no evento, o agora ex-presidente, Júlio Felix, comentou os trabalhos da sua gestão e todo o esforço para continuar a impulsionar a inovação mesmo durante um período difícil economicamente para o país.

“Nós nos dedicamos muito durante esse período turbulento, do ponto de vista financeiro e econômico, pelo qual o setor de CT&I passou. Nos dedicamos à estruturação de uma governança mais forte dentro da Abipti. Reestruturamos a forma de trabalhar e criamos um ambiente mais adequado e produtivo para que possamos atender os anseios e necessidades dos associados”, relembrou Júlio Felix.

O ex-presidente destacou também o trabalho na gestão do projeto INCOBRA, do programa Horizonte 2020, que busca envolver diversas organizações no Brasil e na União Europeia na cooperação e na troca de conhecimentos para melhorar o empreendedorismo e impulsionar a inovação. Outra importante atividade da última gestão foi a aliança formada com outras seis associações para criar a Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos (RNAII).

“Há muito tempo já havíamos formado uma aliança entre a Abipti, a Anpei e a Anprotec. Agora somos mais fortes na RNAII, somando-nos a Anjos do Brasil, Abvcap, ABStartups e Fortec. Ampliamos essa aliança e estamos focados na inovação e nos investimentos. Com esse agrupamento, teremos mais força para beneficiar a CT&I no país”, pontuou o ex-presidente da ABIPTI.

A última gestão também ganha destaque pelo esforço proferido para que a Abipti tivesse participação ativa no novo Marco Legal de CT&I. “O que pode parecer um pequeno passo para a sociedade, é um grande passo para a instituição que se coloca como um importante ator para tomada de decisões que possam aperfeiçoar sempre o sistema nacional de inovação e suas políticas”, finalizou Júlio Felix.

Fonte: Portal Agência ABIPTI