90% das universidades federais tiveram perda real no orçamento em cinco anos; verba nacional encolheu 28%

Seg, 02 de Julho de 2018 14:50

Levantamento obtido pelo G1 mostra que gastos do governo com as federais são os mais baixos desde 2010. MEC diz que os cortes tiveram início na gestão anterior

As universidades federais tiveram em 2017 o menor repasse de verbas em sete anos, segundo dados exclusivos obtidos pelo G1. Entre as 63 instituições, 90% operam com perdas reais em comparação a 2013, ou seja, na prática o orçamento para gastos não obrigatórios está menor. Nesse período, o repasse total garantido pelo MEC encolheu 28,5%.

A redução da verba está na contramão da recente política de expansão da rede federal de ensino superior, iniciada em 2008 e que inclui a criação de novas universidades (do zero ou a partir do desmembramento de federais já existentes), a construção de novos campi e o aumento de matrículas. Expandir a participação do setor público na educação superior é uma metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Veja o texto na íntegra: G1

Fonte: Jornal da Ciência, 29/06/2018