Orçamento da UFSCar tem queda de 51% nos últimos cinco anos

Seg, 02 de Julho de 2018 14:26

Investimentos caíram de 9% para 1% do orçamento em dez anos

A Universidade de São Carlos (UFSCar) está entre as universidades federais que mais sofreram cortes nos últimos quatro anos. Entre 2013 e 2017, a verba repassada pelo governo federal caiu pela metade. A perda real, considerando a inflação, foi de 51%, segundo dados de um levantamento obtido com exclusividade pelo G1, feito com base no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop) pelo próprio Ministério da Educação.

Os números se referem ao valor empenhado, que representa a verba repassada pelo MEC às instituições, já corrigida pela inflação do período, usando como base o IPCA médio. Os dados deixaram de fora as despesas que são obrigatórias por lei, como o pagamento de salários de professores, para analisar apenas o repasse de verbas que podem ser cortadas ou contingenciadas pelo governo federal. Entenda a composição do orçamento das federais.

Leia na íntegra: G1

Fonte: Jornal da Ciência, 29/06/2018