INPI apresenta planejamento estratégico e ações na área de Patentes

Qui, 28 de Junho de 2018 17:57

A Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) promoveu uma reunião no dia 26 de junho, no Rio de Janeiro, para conhecer o planejamento estratégico do INPI. O presidente do Instituto, Luiz Otávio Pimentel, apresentou pontos como o foco em ações para a implantação do Protocolo Madri, a busca pela autonomia financeira do Instituto, a adoção de um sistema de gestão da qualidade do exame e o maior suporte à segunda instância administrativa (que já conseguiu reduzir o estoque de pedidos).

Na área de tecnologia da informação, Pimentel comentou a melhoria de sistemas informatizados e a ampliação do acesso a dados públicos (como a digitalização e disponibilização das antigas edições impressas da Revista da Propriedade Industrial – RPI).

Por sua vez, a diretora de Patentes, Liane Lage, ressaltou a oficina de planejamento realizada no âmbito da Diretoria este mês. Ela também destacou o trabalho de saneamento de dados, que permitiu a disponibilização ao público de 345 mil imagens digitalizadas, e a reclassificação de 40 mil pedidos de patentes. Ações como essas vêm contribuindo para reduzir o passivo na área.

Também estiveram na mesa de debate Mauro Maia, diretor executivo do INPI; Luiz Edgard Montaury Pimenta, presidente da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI); Valdir de Oliveira Rocha Filho, diretor secretário da ABPI; e Ricardo Fonseca de Pinho, presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI).

Fonte: Portal INPI