logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Inaugurado novo prédio do LNNano, com participação da Finep e MCTIC

Qui, 28 de Junho de 2018 11:44

O presidente em exercício da Finep, Ronaldo Camargo, participou da cerimônia de inauguração do novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), nesta terça-feira, 26/6, em Campinas (SP), junto com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e autoridades convidadas. Fundado em 2008, o LNNano tem apoio da Finep, MCTIC, CNPq e da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de SP (Fapesp). A nova extensão do laboratório conta com investimentos de R$ 3,5 milhões, do MCTIC.

 

O espaço vai abrigar três microscópios eletrônicos de criomicroscopia de última geração, equipamentos de litografia de íons e elétrons e uma sala limpa para nanofabricação de dispositivos. Toda a infraestrutura será aberta à comunidade científica. O LNNano é um dos quatro laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e desenvolve pesquisas que utilizam a nanotecnologia para atender às necessidades da agricultura, indústria e serviços.

 

No mesmo dia, as autoridades também visitaram o projeto Sirius – maior infraestrutura de pesquisa científica já construída no Brasil, que abrigará a nova fonte de luz síncrotron do País. A Finep, em parceria com a Fapesp, tem apoiado o desenvolvimento do Sirius por meio de editais, totalizando cerca de R$ 100 milhões. O Sirius está sendo desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), também no CNPEM.

 

“Cada vez que visito os centros de pesquisa do CNPEM, nós da Finep ficamos mais orgulhosos de sermos apoiadores de projetos dessa magnitude e importância ímpares”, disse Camargo em sua fala.

 

Para o ministro Kassab, ”o projeto Sirius, assim como o LNNano, são provas do quanto o Brasil tem desenvolvido e quanto ainda tem de potencial. São profissionais de altíssima competência e qualidade que continuarão a ter todo o apoio possível no ministério”, afirmou.

 

Os primeiros itens a serem utilizados por pesquisadores externos serão os microscópios eletrônicos. A previsão é que estejam disponíveis em 2019. Eles vão se juntar a outros seis equipamentos similares já em operação no LNNano.

 

Fonte: Portal Finep

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa