Educação debate contribuição das instituições de ensino superior para o desenvolvimento urbano

Qui, 28 de Junho de 2018 11:32

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública hoje para debater sobre as instituições de ensino superior e a contribuição no desenvolvimento regional, com foco na infraestrutura urbana.

Para o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), que sugeriu a audiência, as instituições de ensino superior e os institutos federais de educação, ciência e tecnologia “dispõem de conhecimentos capazes de transformar as economias locais, tirar o País da crise e impulsionar a inovação, a inclusão social e a criação de oportunidades que permitam aprimorar o local onde se vive”.

Por isso, Izalci defende que é necessário discutir o aprimoramento do desenvolvimento regional integrando os cursos de educação superior das áreas da infraestrutura urbana como engenharia e arquitetura.

“A exemplo da implantação de programas de “residência” nas políticas públicas de saúde, educação e direito, faz-se necessário um repensar das diretrizes curriculares dos cursos de graduação em engenharia e arquitetura para que os estudantes possam também desenvolver uma ação mais próxima da comunidade”, disse o deputado.

Convidados
Foram convidados para o debate, entre outros:
- o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone;
- o representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Osmar Barros Júnior; e
- o representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), João Carlos Corrêa.

Confira a relação completa de convidados.

A audiência está prevista para as 10 horas, no plenário 10.

Assista o debate ao vivo.

Fonte: Portal Agência Câmara Notícias