logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MDIC reúne especialistas para discutir a eletromobilidade no Brasil

Seg, 25 de Junho de 2018 15:23

Ciente das profundas transformações que vem ocorrendo na indústria automotiva mundial, com a adoção de novas tecnologias de propulsão como os veículos elétricos, o MDIC realizou ontem, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a Agência de Cooperação Alemã – GIZ, e o Instituto Brasileiro do Cobre, o Seminário “Pensando a Eletromobilidade no Brasil – Um Olhar Sob as Diferentes Rotas Tecnológicas”.

 

O objetivo do evento, que reuniu 85 especialistas do governo, academia, institutos de pesquisa, e indústria, foi discutir as diferentes possibilidades de inserção do Brasil na rota da eletromobilidade, com foco nas potencialidades da combinação dos motores elétricos e dos biocombustíveis. “Contra as grandes tendências não podemos lutar e sim nos adaptar. A eletromobilidade é um caminho. Temos peculiaridades e potencialidades como o etanol e este seminário reúne os diversos setores para fazermos este mapeamento”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet.

 

O seminário faz parte de uma série de iniciativas do MDIC que tem discutido com o setor automobilístico estratégias para inserção da indústria brasileira nas rotas da eletromobilidade. O objetivo é mapear as novas tecnologias de propulsão e seus atores, de modo a captar contribuições para a elaboração do Plano Nacional de Eletromobilidade, em desenvolvimento, e com previsão de lançamento até o final do ano.

 

Na parte da manhã, os especialistas discutiram sobre as diferentes tecnologias aplicáveis à eletromobilidade, com foco na utilização de biocombustíveis associados aos eficientes motores elétricos. Dividiram o palco a presidente da União da Indústria de Cana-de-açúcar (ÚNICA) Elizabeth Farina, o diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, o especialista em tecnologias alternativas de propulsão do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Raul Beck, e a diretora executiva da Eletra, empresa nacional fabricante de ônibus elétricos, Ieda de Oliveira.

 

No período da tarde, diversos grupos de trabalho discutiram quais os cenários possíveis para inserção da indústria de componentes brasileira às novas tecnologias nos próximos anos. A interação entre diferentes atores propiciou melhor compreensão sobre como as vantagens dos biocombustíveis podem ser combinadas aos eficientes motores elétricos.

 

Durante o evento, foi realizado o lançamento do primeiro de uma série de cinco vídeos produzidos pelo PROMOB-e, Projeto de Cooperação do MDIC com o governo alemão, por meio da GIZ, sobre a mobilidade elétrica. O vídeo pode ser assistido diretamente no site do PROMOB-e.

 

Fonte: Portal ANPEI, com informações MDIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa