Convite para o evento Empreendedorismo nas faculdades brasileiras: algumas ideias da Suíça

Sex, 22 de Junho de 2018 15:37

A Suíça é um país pequeno geograficamente, tem uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes e conta com escassos recursos naturais. Apesar destes fatores, a Suíça desenvolveu um ecossistema onde os setores produtivos se comunicam de maneira fluida, articulando projetos em cooperação com o setor público, privado, empreendedores e pesquisadores universitários. Esse é o caso de Marina de Queiroz Tavares, engenheira elétrica e professora da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), onde utiliza o método PBL (Problem Based Learning). Através do PBL, os estudantes são apresentados a problemas concretos enfrentados pela indústria e que, em longo prazo, permitem que aprendam a partir da integração da pesquisa no processo produtivo. Nesse sentido, a Suíça tem muitas experiências a compartilhar com o Brasil.

Como fomentar ainda mais o empreendedorismo dentro das faculdades brasileiras? Como aproximar as empresas do grande centro de conhecimento representado pelo setor acadêmico? Este evento promovido pela swissnex Brazil no dia 28 de junho de 2018 pretende discutir estes desafios. Além de Marina de Queiroz Tavares, comporão o painel, Naira Bonifácio (Agência de Inovação da USP) e Jussara Pimenta (IFSP), apresentando diferentes perspectivas sobre o tema.

Além do painel de empreendedorismo, uma oportunidade internacional será apresentada aos pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado Brasileiros: o programa Academia-Industry Training 2018 (AIT). O AIT é um reconhecido programa internacional que conecta pesquisadores-empreendedores da Suíça e do Brasil com a indústria para levar ao mercado suas pesquisas de alto nível. O programa é uma iniciativa no escopo do Plano de Ação para Cooperação Científica entre os países e consiste em treinamentos e atividades presenciais no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) e na Suíça.

Debatedoras:

Prof. Marina de Queiroz Tavares
Engenheira eletrônica com 12 anos de experiência na indústria de ASICs (desenvolvimento de circuitos integrados) para aplicações de telecomunicações e 10 anos como docente de engenharia elétrica nas áreas de processamento de sinais, circuitos lógicos e telecom. Atuou 3 anos como treinadora em programas de comunicação multicultural e 2 anos como responsável pela diversidade nas faculdades de engenharia e programas de extensão promovendo engenharia para a juventude. Cresceu e estudou no Brasil (UNICAMP) com 3 experiências internacionais de intercâmbio. Desenvolveu tese de doutorado na indústria e continuou trabalhando na Europa.

Naira Bonifácio
Graduada em Marketing pela Universidade de São Paulo (EACH-USP/2014). Atuou no Massachusetts Technology Transfer Center (MTTC/2014) em programas e eventos que apoiam a comercialização de tecnologia, formação de empresas e empreendedorismo. Atuou na Agência USP de Inovação no desenvolvimento de competências empreendedoras para alunos de graduação da USP e do curso de Gerenciamento de Projetos de Inovação Tecnológica para Empresas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing com foco em inovação, empreendedorismo, habitats de inovação, design business e tecnologia.

Prof. Jussara Pimentel
Graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Petrópolis, com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu diferentes projetos, no Brasil e Estados Unidos, trabalhou em empresas como Promon Engenharia, Camargo Correa, também atuou na área governamental para o Ministério da Aeronáutica, da marinha e de Minas e Energia. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, colaboradora no MBA de Tecnologia de Software, no Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) da USP, e participa da comissão técnica do TECSI da FEA, USP, na área de Tecnologia da Informação.

Após o painel, haverá oportunidade de networking entre os presentes.

Reserve seu lugar

Quando: dia 28 de junho de 2018, às 19h.
Onde: Agência USP de Inovação - Arena Santander - Av. Prof. Luciano Gualberto (Praça dos Bancos), Cidade Universitária USP, Butantã, São Paulo.

Fonte: Project & Academic Relations Manager