Instituto Mamirauá vence Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Sex, 22 de Junho de 2018 14:24

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2018, promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O anúncio foi feito pelo CNPq, que recebeu 37 inscrições ao prêmio.

A premiação ocorrerá em julho de 2018, durante a abertura da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

Instituído em 1978 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis. É concedido anualmente àqueles que, por suas atividades, tenham contribuído significativamente para a formação de uma cultura científica e por tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas da sociedade.

A comissão julgadora destacou as ações do Instituto Mamirauá, que promove a inclusão social com protagonismo das comunidades locais ao articular suas ações com essa população, além do caráter regional e internacional das iniciativas.

A documentação organizada pelo Instituto Mamirauá para concorrer ao Prêmio José Reis reuniu informações sobre as estratégias institucionais de divulgação científica, que envolve várias áreas da instituição.

“Atuamos no interior da Amazônia, em pequenas cidades e comunidades ribeirinhas, e receber um prêmio desse tipo significa que estamos conseguindo realizar essa divulgação científica e tecnológica de forma eficiente. É um sinal de que estamos no caminho certo”, disse Helder Lima de Queiroz, diretor do Instituto Mamirauá.

Mais informações: www.mamiraua.org.br.

Fonte: Portal Agência FAPESP