logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

CNPq apoia projetos do programa Horizonte 2020

Ter, 19 de Junho de 2018 15:53

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apoiará a participação de pesquisadores brasileiros no Programa Horizonte 2020. A iniciativa é resultado da assinatura, em maio 2018, em parceria com a FINEP e o CONFAP, de um Acordo de Colaboração (Administrative Arrangement) com a Comissão Europeia.

 

O Programa Horizonte 2020 é o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia (UE). Ele promove a transferência de tecnologia e inovação entre Academia e Indústria. Perto de 80 bilhões de Euros de financiamento estão disponíveis ao longo de sete anos de atuação do programa (2014 a 2020), além do investimento privado e público nacional, e co-financiamentos disponibilizados pela UE.

 

Candidatos brasileiros são elegíveis para participar do programa Horizonte 2020, mas Instituições Brasileiras não recebem financiamento automático, com exceção de alguns casos específicos, como, por exemplo, pesquisadores individuais, ou quanto está indicado no edital.

 

Como Participar

 

É importante destacar que a forma do apoio para participação em projetos, submetidos e aprovados nas Chamadas lançadas pelo Programa Horizonte 2020, se dará conforme estabelecido no Documento denominado Guidelines - consulte aqui.

 

No momento, estão abertas oportunidades de participação de pesquisadores brasileiros em Projetos Europeus nas seguintes chamadas: SC1-BHC-15-2018, SC1-BHC-18-2018, SC5-13-2018-2019 e LC-CLA-06-2019, de acordo com as regras estabelecidas nas Guidelines.

 

Os pesquisadores brasileiros que estiverem participando de projetos apresentados e aprovados nas chamadas acima descritas, podem solicitar o apoio do CNPq, que irá avaliar as possibilidades de financiamento.

 

As submissões destas solicitações poderão ser feitas nos prazos definidos nas Chamadas e atendendo as características detalhadas nas mencionadas Guildelines e serão avaliadas quanto ao possível apoio por processos definidos pelo CNPq.

 

Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenação Geral de Cooperação Internacional do CNPq por meio do e-mail : Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Fonte: Portal CNPq

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa