logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INPI sedia seminário dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil

Ter, 19 de Junho de 2018 11:42

Entre os dias 18 e 20 de junho, acontece no INPI o Seminário para Discussão do Estudo Sobre a Legislação Brasileira de Indicações Geográficas. O evento faz parte de uma ação realizada no âmbito dos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. Ao longo dos três dias, serão abordados cinco temas principais: conceitos legais e requisitos, titularidade (requerentes) e extinção (cancelamento), controle, proteção jurídica e alterações pós- registro.

 

No primeiro dia (18/06), o presidente do INPI, Luiz Otavio Pimentel, relembrou que, em relação às IGs, a União Europeia foi quem mais aprofundou suas práticas. Pimentel também ressaltou o papel do MAPA no fortalecimento das cadeias produtivas, e do Sebrae na capilaridade entre pequenos e médios produtores.

 

O Diretor de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e da Produção do MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto, falou da importância do Brasil usar a IG como instrumento agregador de valor e de diferenciação de seus produtos nos diversos mercados. Miguel Carvalho, representante da Secretária de Inovação e PI do MDIC, avaliou como positivas as atuações do INPI, MAPA e Sebrae, e afirmou que é essencial que as IGs brasileiras tenham uma estratégia para alcançar o mercado internacional.

 

Hulda Oliveira Giesbrecht destacou o trabalho do Sebrae no fomento da IG no país, além de agradecer ao INPI pela parceria e pelo atendimento às demandas dos produtores. Em seguida, a consultora Liliana Locatelli apresentou um estudo comparativo das legislações europeia e brasileira sobre IGs.­­­­

 

O seminário conta com a participação de consultores e técnicos do Diálogo Setoriais, representantes do MDIC, MAPA, OMPI, INPI, IBGE, CNI, CNA, Sebrae, Embrapa Café, Embrapa Uva e Vinho, Instituto Brasileiro da Cachaça, e de algumas IGs brasileiras, como Pelotas e Alta Mogiana.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa