logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

MCTIC quer expandir centros de recondicionamentos de computadores

Qui, 14 de Junho de 2018 17:56

O coordenador-geral de Articulação do Departamento de Inclusão Digital, Alexandre Mesquita, apresentou no dia 6 de junho, no painel Reciclar do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) – uma política pública de inclusão digital lançada há dez anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

A iniciativa promove a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de oficinas, cursos e atividades relacionadas ao recondicionamento e operação de computadores. Além disso, busca reduzir o impacto ambiental ligado ao descarte de resíduos eletroeletrônicos. Desde seu início, há 10 anos, o programa CRC já formou mais de seis mil jovens.

 

“O CRC é uma política em expansão. Apenas 3% do lixo eletrônico é reciclado e reaproveitado. O restante acaba nos lixões. Nosso objetivo é aumentar o número de CRCs em todo o país e, consequentemente, reciclar mais lixo eletrônico”, explicou Mesquita. “Queremos levar às comunidades o acesso à informática e também estimular a prática da reciclagem”, acrescentou.

 

Após o recondicionamento, os equipamentos são doados para pontos de inclusão digital, como telecentros, escolas públicas e bibliotecas. Atualmente, há nove CRCs em funcionamento: Brasília (DF), Valparaíso (GO), Petrolina (PE), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Emaús (PA), Maracanaú (CE) e São Paulo (SP).

 

Também participaram do painel o coordenador financeiro do Centro de Recondicionamento de Computadores Programando o Futuro, Fábio Oliveira Paiva; o presidente do Zero Waste International Aliance, Richard Anthony; e o diretor-executivo do Zero Waste International Fund, Mal Willians.

 

Fonte: Portal ANPEI, com informações MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa