Jovem Cientista premiará inovações em biodiversidade e inclusão

Qui, 14 de Junho de 2018 11:41

Estudantes dos ensinos médio e superior, mestres e doutores podem se inscrever na 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC), que aborda o tema “Inovações para a conservação da natureza e transformação social”.

Instituído em 1981, o PJC incentiva a pesquisa científica e os estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios do país. Biodiversidade, empreendedorismo e sustentabilidade, inovação e inclusão digital são algumas das linhas de pesquisa que podem ser consultadas no site do prêmio.

Estudantes do ensino superior, mestres e doutores poderão inscrever trabalhos relacionados a linhas de pesquisa tais como “Benefícios socioeconômicos gerados por unidades de conservação e demais áreas protegidas”, “Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano”, “Empreendedorismo e modelos de negócios para a inclusão digital e uso sustentável de recursos naturais”, “Inovações para a conservação e o uso sustentável da natureza” e “Tecnologias digitais para transformação social”.

Na categoria Ensino Médio, poderão ser inscritos trabalhos relacionados a linhas de pesquisa tais como “Comunicação e mobilização para a valorização de áreas protegidas”, “Práticas inovadoras em educação ambiental e conservação da natureza” e “Tecnologias digitais para a conservação da natureza”.

No site do PJC estão disponibilizadas web aulas, voltadas para o tema deste ano, com o intuito de auxiliar os participantes no decorrer do prêmio.

Há mais duas categorias dentro do prêmio: Mérito Científico para o pesquisador doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha se destacado na área relacionada ao tema da edição, e Mérito Institucional para instituições dos ensinos médio e superior com o maior número de trabalhos qualificados.

A 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Fundação Roberto Marinho, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Banco do Brasil.

As inscrições e os trabalhos podem ser enviados até o dia 31 de julho.

Mais informações: www.jovemcientista.cnpq.br.

Fonte: Portal Agência FAPESP