Financiamento público da ciência e tecnologia será debatido nesta terça-feira

Ter, 12 de Junho de 2018 09:56

Audiência pública avaliará a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) fará nesta terça-feira (12), a partir das 14h, uma audiência pública para avaliar a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições.

A ideia do debate, que integra o plano de trabalho de avaliação de política pública da comissão em 2018, é levantar os impactos positivos já alcançados pela Finep e identificar as principais dificuldades enfrentadas.

Ao justificar a proposta de avaliação da política pública, o presidente da CCT, senador Otto Alencar (PSD-BA), explicou que a Finep, criada na década de 60, evoluiu desde sua criação e hoje é a Secretaria Executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), além de gerenciar recursos para o apoio a toda a cadeia de inovação, em diversos setores da economia.

Entre os convidados para o debate, estão os presidentes da Finep, Marcos de Albuquerque; da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges. Também foi chamada a participar a conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Antonia da Fonseca Sobral.

Avaliação de políticas públicas

De acordo com o Regimento Interno do Senado, as comissões devem escolher todos os anos uma política governamental para avaliar e propor melhorias. O tema da CCT para 2018 – a política pública promovida pela Finep – foi sugestão do presidente da comissão, senador Otto Alencar.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR:

Participe: http://bit.ly/audienciainterativa

Portal e-Cidadania: www.senado.gov.br/ecidadania