Para MCTIC, Huawei ajudou a desenvolver os setores de TICs e telecomunicações no Brasil

Sex, 08 de Junho de 2018 16:10

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, destacou o impacto positivo da atuação da empresa chinesa Huawei para o desenvolvimento dos setores de telecomunicações e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Ele participou, nesta quarta-feira (6), da cerimônia em comemoração aos 20 anos da Huawei no Brasil, em Brasília.

“É uma enorme satisfação poder festejar 20 anos de uma empresa extremamente enraizada no Brasil, que contribuiu com serviços prestados para elevar o padrão de comunicações do país, trouxe pessoas qualificadas, que faz um trabalho intenso de treinamento, de geração de valores, de formação de pessoas e, inquestionavelmente, nos próximos anos, está preparada para conquistar um espaço muito grande, não apenas em telecomunicações e TICs, mas dentro da economia brasileira”, observou Kassab.

Ao fim da cerimônia, o titular do MCTIC entregou uma placa à Huawei pela “extraordinária contribuição em TIC”.

Em sua fala, o presidente do Conselho da Huawei, Liang Hua, ressaltou que o Brasil é um dos mercados mais relevantes para a empresa no mundo. Segundo ele, o investimento ao longo de 20 anos é uma demonstração da confiança no país. “O Brasil é um mercado importante para a Huawei, está entre nossos principais focos de investimento no mundo. Investimos aqui há 20 anos, e nosso objetivo é que isso se mantenha por muitos anos.”

O CEO da empresa no Brasil, Yaowei, enfatizou o apoio do MCTIC à construção de um ecossistema de inovação robusto, que considera decisivo para o desenvolvimento de tecnologias disruptivas no Brasil. “Estamos aqui para fazer uma grande contribuição para o crescimento do Brasil. Para isso, contamos com o apoio do MCTIC para estimular um ambiente propício ao estímulo à inovação em TICs. Juntos, vamos construir um melhor ambiente de inovação em TICs, uma economia melhor e uma vida melhor para os brasileiros”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang; o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame; o secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin; o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges; o secretário de Políticas Digitais do MCTIC, Thiago Lopes; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros; o vice-diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Carlos Nazareth; o prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de refeitos (FNP), Jonas Donizete; o presidente da Algar Telecom e da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Luiz Alexandre Garcia; o presidente da Oi, Eurico Teles; e a sócia da Deloitte no Brasil, Márcia Ogawa.

Fonte: Portal MCTIC