logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas inaugura grafite com grandes nomes da ciência

Sex, 08 de Junho de 2018 15:05

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) inaugura nesta sexta-feira (8) o mural Grafite da Ciência, iniciativa que vai homenagear 100 cientistas de vários países, épocas e etnias que marcaram seus nomes na ciência brasileira e mundial. O espaço é uma manifestação de arte urbana única no mundo e faz parte de um projeto da unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para valorizar a ciência no Brasil e atrair jovens para as carreiras científicas.

 

Entre os homenageados estão nomes de peso da pesquisa internacional, como a física e química franco-polonesa Marie Curie, detentora de dois Prêmios Nobel; a bióloga brasileira Bertha Lutz; a agrônoma tcheca naturalizada brasileira Johanna Döbereiner; e o físico alemão naturalizado brasileiro Bernhard Gross. A disposição das faces na área de 240 metros quadrados da pintura, realizada pela artista plástica Gabi L. Torres, foi inspirada pelo quadro “Operários”, da pintora modernista Tarsila do Amaral.

 

“Essa iniciativa vem em um momento do cenário brasileiro de discussão do papel da ciência, tecnologia e inovação para o futuro de nosso país. Cada vez mais, a sociedade que viveremos terá na ciência e tecnologia uma relevância sem precedentes”, destacou o diretor do CBPF, Ronald Shellard.

 

No centro do grafite, haverá um “rosto desconhecido”, dedicado a todas as pessoas que, a seu modo, ajudam ou ajudaram a avançar o conhecimento e a mudar o mundo. Neste local, os visitantes também poderão posar para fotos e guardar uma recordação ao lado de grandes nomes da ciência.

 

Outra atração do mural serão os enigmas escondidos na pintura para que o público possa interagir. São imagens isoladas ou relacionadas entre si, que vai exigir dos visitantes a busca de temas, conceitos científicos, matemáticos ou mesmo artísticos para serem solucionados.

 

A interação do CBPF com o público será feita por meio de uma palavra-chave que deverá ser digitada no portal da unidade de pesquisa do MCTIC. Em caso de acerto, o enigma será revelado. Eles estão divididos nos níveis muito fácil, fácil, médio, difícil e muito difícil. Para as charadas de maior dificuldade, o internauta deverá usar a palavra-chave e explicar como ele entende a figura enigmática em questão.

 

“Com os enigmas, quisemos criar um ambiente de diversão, com arte, ciência e matemática, mostrando ao público que trabalhar nessas áreas é intrigante, exploratório e – por que não dizer? – divertido”, explicou o vice-diretor do CBPF e coordenador do Grafite da Ciência, Márcio Portes de Albuquerque.

 

Fonte: Portal MCTIC

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa