logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Encontro de Unidades de Auditoria Interna do MDIC é realizado no INPI

Sex, 08 de Junho de 2018 11:45

Nos dias 6 e 7 de junho, foi realizado no auditório do INPI, no Rio de Janeiro, o Encontro das Unidades de Auditoria Interna das Entidades Vinculadas ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O evento foi uma iniciativa do chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MDIC, Cláudio Azevedo Costa, em parceria com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, e contou com o apoio do INPI e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

Na abertura do evento, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, abordou a importância da auditoria para a gestão pública, com foco no aperfeiçoamento constante da governança, da gestão de riscos, do controle interno e da qualidade da utilização dos recursos públicos. Ele destacou a necessidade de otimizar ações em busca da redução dos erros.

 

Por sua vez, o presidente do Inmetro, Carlos Augusto Azevedo, destacou a necessidade de ações preventivas por parte das unidades de auditoria, aliadas à atuação dos sistemas de controle em tempo real.

 

O secretário federal de Controle Interno do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Antônio Carlos Leonel, discutiu os reflexos do avanço tecnológico para as atividades de auditoria, permitindo a modernização do trabalho e uma atuação preventiva junto aos gestores. Segundo Leonel, esse novo referencial, em formato de consultoria, permitirá maior eficiência na aplicação de recursos. Em um cenário de restrição orçamentária, proporcionará a agregação de valor ao trabalho e, portanto, a melhoria no alcance de resultados.

 

No segundo dia de discussões, o corregedor do MDIC, Manoel Augusto da Fonseca, abordou a implantação do Programa de Integridade no setor público, como um conjunto integrado de medidas voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança institucional. Fonseca destacou ainda a importância do comprometimento da alta gestão como base para a efetividade do programa de integridade nas instituições.

 

As apresentações dos palestrantes serão disponibilizadas neste espaço em breve.

 

Fonte: Portal INPI

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa