Salvador sedia o seminário temático ?Democratização da Comunicação no Brasil?

Sex, 08 de Junho de 2018 10:39

O evento desta tarde, que terá transmissão ao vivo, constitui um dos oito seminários temáticos que a SBPC está organizando na série “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”, como parte das comemorações de seus 70 anos

Como parte das atividades de comemoração de seus 70 anos, a SBPC está promovendo uma série de seminários temáticos chamado “Políticas Públicas para o Brasil que queremos”. Nesta segunda-feira (04), será realizado em Salvador o seminário temático “Democratização da Comunicação no Brasil”, no auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica da UFBA, na Federação (Rua Aristides Novis, 02), a partir das 14h. A participação é aberta, sem necessidade de inscrição. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do “Polêmicas”, da Faculdade De Educação – UFBA.

O objetivo dos seminários é discutir políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, educação básica, educação superior e pós-graduação, democratização da comunicação, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, Amazônia e saúde pública. A cada encontro será elaborado um documento com diretrizes e propostas gerais para essas políticas. Esses documentos serão encaminhados aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição.

A concentração da propriedade dos meios de comunicação e o impacto das mídias digitais na relação com as velhas mídias sobreviventes da revolução virtual (jornal, rádio, tevê) estão entre os temas a serem debatidos no encontro de hoje que terá coordenação de Nelson Pretto, conselheiro da SBPC e professor da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). “No contexto atual, é fundamental compreender a importância da democratização da comunicação, para além da mídia tradicional, incluindo aqui as questões relacionadas às novas mídias sustentadas pela internet”, afirma.

Participarão do evento, João Carlos Salles, reitor da UFBA, Sidarta Ribeiro, secretário da SBPC, representando a presidência da entidade, Walter Pinheiro, presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Flávio Gonçalves, diretor Geral do IRDEB, Adriano Sampaio, representando a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), Suzana Barbosa, diretora da Faculdade de Comunicação da UFBA, e Patrícia Barros Moraes, coordenadora dos cursos de Cinema e Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Produção Audiovisual da Unijorge.

A transmissão ao vivo será pelo canalpolemicas.faced.ufba.br

Confira as datas, temas e locais dos outros seminários temáticos já programados:

Saúde Pública – (adiado; sem nova data ainda) – Rio de Janeiro.
Educação Superior e Pós-graduação – 6 de junho – Porto Alegre;
Amazônia – 11 de junho – Manaus;
Direitos Humanos – 14 de junho – Brasília;
Educação Básica – 15 de junho – Belo Horizonte;
Desenvolvimento Sustentável – 03 de julho – São Paulo;
As datas, horários, locais e programações mais precisas de cada seminário temático serão divulgados amplamente pelos meios de comunicação da SBPC e de outras universidades, instituições e entidades científicas.

Fonte: Jornal da Ciência, 04/06/2018