logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas recebe inscrições

Qua, 30 de Maio de 2018 11:57

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) realizará a edição de 2018 da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) no dia 14 de agosto de 2018. O credenciamento de escolas vai até 2 de junho e pode ser feito pelo site da OBFEP.

 

A olímpiada tem como objetivo a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela ciência, em geral, e pela Física em particular. Poderão participar da OBFEP estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável.

 

As provas serão aplicadas em três níveis: (A) para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, (B) para estudantes das 1ª e 2ª séries do ensino médio e (C) para estudantes da 3ª série do ensino médio.

 

No nível A, o programa das provas cobrará fundamentos matemáticos necessários, noções básicas de Gravitação, conceitos básicos de Cinemática, Leis de Newton, conceito de energia e medidas de tempo, espaço e temperatura.

 

No nível B, os estudantes deverão estudar Mecânica Clássica, Termofísica e Óptica Geométrica. Já no nível C, a prova exigirá conhecimentos em oscilações e ondas, eletricidade, magnetismo e noções básicas de Física Moderna e Contemporânea.

 

A OBFEP ocorrerá em duas fases. As provas da primeira fase serão específicas para cada nível e conterão questões de múltipla escolha. Serão realizadas na própria escola inscrita e terão duração de três horas. A divulgação do gabarito final da prova da primeira fase será no dia 17 de agosto.

 

As provas da segunda fase serão realizadas no dia 20 de outubro, nas cidades-sede da coordenação e subcoordenações estaduais oficiais, e terão a duração de quatro horas. Serão compostas por uma parte teórica e poderão ter uma parte experimental; a parte experimental, ocorrendo, terá valor de 40% da nota final. As questões teóricas serão discursivas e, havendo parte experimental, também será discursiva e específica para cada nível.

 

A divulgação dos resultados finais da OBFEP 2018 ocorrerá até 28 de fevereiro de 2019.

 

Mais informações: www.sbfisica.org.br/~obfep/.

 

Fonte: Portal Agência FAPESP

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa