Pint of Science brasileiro é um dos maiores do mundo

Qua, 30 de Maio de 2018 11:07

Em sua terceira edição, o evento que discute ciência em bares foi realizado em 56 cidades do País

De 14 a 16 de maio, pesquisadores das mais diversas áreas da ciência foram a bares e restaurantes em vários países para falar sobre suas especialidades a quem estivesse por lá. Criado em 2012 na Inglaterra, esse encontro – o Pint of Science – é realizado desde 2015 no Brasil. Neste ano, ocorreu em 56 cidades brasileiras, de Florianópolis (SC) a Manaus (AM) – mais do que o dobro de 2017. “Estamos empatados com a Espanha como o maior Pint do mundo em número de cidades”, afirma a geneticista Natalia Pasternak Taschner, coordenadora nacional do evento e pesquisadora em estágio de pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Natalia diz que foram mais de 500 eventos, com 885 palestrantes e por volta de 750 voluntários. Várias cidades conseguiram intérpretes de libras, para deficientes auditivos, por meio de acordos. “Foi muita gente trabalhando de graça”, comemora, um sinal de que vem ganhando força a percepção da importância de os cientistas irem aonde as pessoas estão. Ela conta que em cidades menores aconteceu de, depois da palestra no bar, pesquisadores serem convidados a conceder entrevistas a radialistas e jornalistas. “Ou seja, o trabalho de divulgação científica continuou depois.”

Leia na íntegra: Revista Pesquisa Fapesp

Fonte: Jornal da Ciência, 28/05/2018