Rádio Universitária da UFC e SBPC estreiam novo programa de divulgação científica

Qua, 30 de Maio de 2018 11:03

O programa “SBPC no Ar: a Ciência nas Ondas do Rádio” tem como proposta abordar temas da ciência por meio de uma linguagem mais acessível. O primeiro programa fala sobre a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein

Entendendo a importância da divulgação científica e seu conhecimento pelo público geral, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a rádio Universitária FM 107,9 (www.radiouniversitariafm.com.br), emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) / Universidade Federal do Ceará, firmaram parceria para a produção do programa SBPC no Ar: a Ciência nas Ondas do Rádio.

O programa tem como proposta abordar temas da ciência por meio de uma linguagem mais acessível. A primeira edição, que foi ao ar no dia 21 de maio, explica a Teoria da Relatividade, desenvolvida pelo cientista alemão Albert Einstein (para ouvir, clique aqui). Com duração de cinco minutos, o SBPC no Ar será veiculado diariamente na grade de programação da Universitária FM, com produção e apresentação de Carolina Areal e edição de Caio Mota.

Parceria

Essa não é a primeira vez que a SBPC e a rádio Universitária FM (www.radiouniversitariafm.com.br) estabelecem uma parceria. Nos anos 1990, as duas instituições se uniram para a produção de conteúdo semelhante. “Na época da produção da primeira iniciativa, houve uma repercussão muito positiva e, assim que assumimos a secretaria, tivemos vontade de resgatar esse modelo”, explica Cláudia Linhares Sales, secretária-adjunta da SBPC no Ceará e professora do Curso de Ciência da Computação da UFC.

Segundo Armênio Santos, secretário-adjunto da SBPC no Ceará e professor do Curso de Medicina da UFC, a integração é importante na era do conhecimento e do acesso à informação. “A ideia é que se possa identificar temas de interesse público e fazer parcerias com pessoas que pretendem divulgar questões da ciência”, afirma. O público pode participar mandando sugestões de temas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Além da veiculação na frequência radiofônica, o programa SBPC no Ar: a Ciência nas Ondas do Rádio terá seu conteúdo divulgado no site da Agência UFC de Notícias (www.agencia.ufc.br).

Rádio Universitária FM 107,9 – fone: 85 3366 7477

Fonte: Jornal da Ciência, 28/05/2018, com informações Andifes