logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Inpa recebe a 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia

Qua, 23 de Maio de 2018 10:16

Realizado nos dias 7 e 8 de junho, o evento terá alcance internacional em 2018 com a participação de atores regionais, nacionais e internacionais, referências nas áreas de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação

 

Com a proposta de abordar as interações entre quem faz ciência e quem capta os resultados obtidos pelas pesquisas para transformar em novos investimentos no País, acontece nos dias 7 e 8 de junho a 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores. O evento será realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

 

O evento é promovido e organizado pelo Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Ocidental (Amoci). Com sede no Inpa, o Amoci é composto por 23 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) distribuídas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

 

“Nosso objetivo com a Conferência é capacitar os integrantes do Arranjo na cultura e na prática da propriedade intelectual, transferência de tecnologias, empreendedorismo e inovação no âmbito das instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia”, disse a coordenadora do Arranjo Amoci, a economista com mestrado em propriedade intelectual e inovação Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa.

 

O evento é gratuito e será realizado em horário integral. Também haverá a entrega de certificado aos participantes. As inscrições podem ser feitas no link: goo.gl/nZ7y34.

 

A Conferência contará com a presença do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Dr. Luiz Otávio Pimentel, que fará a palestra magna, no dia 7 de junho, às 9h,com o tema “Panorama do uso de instrumentos de Propriedade Industrial para fomentar a inovação no Brasil”.

 

De acordo com a programação, nas palestras e painéis serão apresentados diversos temas, dentre eles as ferramentas para atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica: as novidades do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação – regulamentado em fevereiro deste ano (Dr. Gesil Amarante do FORTEC) e a Plataforma SisGen, obrigatória para o pedido de proteção junto ao INPI, de tecnologias advindas de pesquisas com acesso ao patrimônio genético e ao Conhecimento Tradicional Associado.

 

Também serão abordadas a Lei do Bem e a Lei da Informática, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento para a inovação tecnológica.

 

No dia 08 de junho, segundo e último dia do evento, um painel irá apresentar uma ampla abordagem sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologiacom a presença do Dr. Xiangdong Chen, da Beihang University em Pequim (China).

 

Outros convidados de renomes regionais e nacionais, como o Dr. Araken Alves de Lima do PROFNIT/UFSC e o Dr. Luis Felipe Uebel do SIDIA/Samsung, debaterão sobre a interação entre as universidades e as empresas, visando a transformação do que é desenvolvido pelos pesquisadores em produtos com potencial de mercado.

 

A titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad), Ananda Carvalho, uma das palestrantes, irá falar sobre as práticas consideradas inovadoras para startups, de acordo com as novidades que surgiram recentemente no Vale do Silício.

 

O Gerente Sênior de P&D da Linx, Mauro Herrera, irá falar sobre o caso de sucesso da startup amazonense Neemu, referência nacional no desenvolvimento de tecnologias de busca e recomendação de produtos em plataformas dee-Commerce, adquirida pela empresa de tecnologia para a gestão de varejo Linx, em 2015, por R$ 50 milhões.

 

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.

 

Serviço:

 

O que: 1ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores

 

Quando: 07 e 08 de junho de 2018

 

Onde: Auditório do Bosque da Ciência/Inpa, entrada pela Av. André Araújo, 2936 – Aleixo.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 22/05/2018, com informações Inpa

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa