Parceria entre Capes e MITACS amplia colaboração entre instituições do Brasil e do Canadá

Ter, 22 de Maio de 2018 15:41

Além dos recursos oferecidos pelo Capes-PrInt), a MITACS concederá um co-financiamento adicional que permitirá patrocinar tanto bolsas a brasileiros no Canadá, quanto a canadenses no Brasil, no âmbito dos projetos institucionais aprovados pelo PrInt

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a MITACS [Mathematics of Information Technology and Complex Systems] estão negociando formas para ampliar a colaboração entre instituições do Brasil e do Canadá. Além dos recursos oferecidos pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt), a MITACS concederá um co-financiamento adicional que permitirá patrocinar tanto bolsas a brasileiros no Canadá, quanto a canadenses no Brasil, no âmbito dos projetos institucionais aprovados pelo PrInt.

Lançado em novembro de 2017 pela Capes, o PrInt destina R$ 300 milhões para construção, implementação e consolidação de planos estratégicos de internacionalização de instituições de ensino superior.

A MITACS, juntamente com outras duas organizações canadenses envolvidas na área de internacionalização – CALDO e a Languages Canada – estão trabalhando em conjunto afim de oferecer apoio aos esforços de colaboração entre universidades canadenses e brasileiras. Essas instituições encaminharam um comunicado para as instituições de ensino superior (IES) brasileiras destacando esse apoio e repassando mais detalhes dessa parceria.

Essas organizações irão trabalhar em colaboração com o PrInt para oferecer às universidades brasileiras e seus parceiros institucionais canadenses um modelo abrangente de colaboração com as seguintes ações: dar suporte aos objetivos comuns de internacionalização que incorporam a mobilidade estudantil e de docentes (do Brasil para o Canadá e vice-versa), coordenar estágios de pesquisa, facilitar o ensino de língua inglesa e francesa e oferecer formação institucional em internacionalização.

Fonte: Jornal da Ciência, 21/05/2018, com informações Capes