Finep prorroga até 28 de maio inscrições de edital de olimpíadas internacionais de ciências

Seg, 21 de Maio de 2018 10:28

A Finep prorrogou até o dia 28 de maio as inscrições para o edital que vai financiar a participação de estudantes brasileiros em edições internacionais de olimpíadas do conhecimento. A financiadora vai disponibilizar R$ 500 mil para despesas com deslocamento (passagens, vistos, seguros e diárias), além de taxas de inscrição. Podem concorrer à chamada instituições organizadoras de etapas nacionais de olimpíadas científicas voltadas para o ensino médio. Por exemplo: para a Olimpíada Internacional de Física, a organizadora da Olimpíada Brasileira de Física é que pode solicitar os recursos, como executora.

Um dos requisitos do edital é que a participação na etapa internacional ocorra até 12 meses a partir do resultado final da chamada, com divulgação a partir de 28 de junho de 2018 (a execução do projeto pode ser prorrogada a critério da Finep). O objetivo da empresa é auxiliar as instituições organizadoras de olimpíadas científicas a custearem a ida dos vencedores de etapas nacionais em fases posteriores que venham a ser realizadas no exterior.

“Os estudantes não podem mais depender de campanhas de financiamento coletivo para competir em outros países”, destaca Wanderley de Souza, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep. De acordo com ele, a Finep decidiu tomar a iniciativa por conta da carência de recursos para novas participações de jovens talentos brasileiros em olimpíadas internacionais de ciências. É a primeira vez que a financiadora apoia este tipo de ação. “Queremos estimular a vocação dos jovens para a ciência. Temos mentes brilhantes que precisam desse apoio”, afirma Wanderley.

Fonte: Portal Finep