IMPA e SBM lançam Prêmio de Jornalismo

Sex, 18 de Maio de 2018 11:41

Distinção será concedida nas categorias Matemática e Divulgação Científica

Movidos pelo desejo de aproximar a Matemática da sociedade e ampliar a divulgação científica no país, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) criaram o Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo. A primeira edição acontecerá em 2018 e as inscrições estão abertas. Envie seus trabalhos!

O prêmio é destinado a reportagens que apresentem a Matemática e as Ciências de maneira interessante e original, provoquem reflexão sobre essas áreas do conhecimento e estimulem a sua popularização no Brasil. A distinção será concedida em duas categorias: Matemática e Divulgação Científica.

Podem concorrer matérias veiculadas em qualquer meio de comunicação – como jornal, revista, portal, blog, televisão, entre outros –, que tenham sido publicadas/exibidas entre 1º de janeiro de 2017 e 15 de maio de 2018. As reportagens podem revelar práticas exemplares, talentos e inovações, assim como ter caráter investigativo, apontando problemas a serem resolvidos. No julgamento, serão considerados, principalmente, os critérios de relevância jornalística do tema, originalidade, profundidade, clareza e qualidade na execução da matéria.

As inscrições poderão ser feitas de 16 de maio a 25 de junho de 2018, exclusivamente pelo website www.impa.br/premiodejornalismo.

As premiações serão idênticas nas duas categorias, Matemática e Divulgação Científica: R$ 10 mil e troféu (vencedor); R$ 3 mil e diploma (2º lugar); R$ 2 mil e diploma (3º lugar). Para as menções honrosas, até duas por categoria, serão concedidos diplomas.

A Comissão Julgadora poderá propor um prêmio Hors-Concours, em reconhecimento a jornalistas ou órgãos de comunicação, não necessariamente inscritos no concurso, que tenham contribuído excepcionalmente na divulgação da Matemática, Ciência e Tecnologia. O vencedor será premiado com R$ 10 mil e um troféu.

A cerimônia de premiação de 2018 será em 9 de agosto, durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), no Riocentro, no Rio. A lista dos cinco finalistas em cada categoria será divulgada nos websites e redes sociais do IMPA e da SBM até 15 dias antes da data da solenidade. Os vencedores serão anunciados apenas durante a cerimônia.

Para mais informações, confira o regulamento.

Fonte: Jornal da Ciência, 17/05/2018