Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições para a edição de 2018

Qui, 17 de Maio de 2018 09:12

A edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), coordenada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas até 18 de maio de 2018. A OBR é totalmente gratuita e podem participar alunos matriculados em escolas dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico.

O evento é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica. Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica. Na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante inscrito. A segunda fase da modalidade teórica acontece no dia 24 de agosto, nas sedes regionais da OBR.

As provas são elaboradas por uma comissão de professores, e todas as questões englobam conteúdos dos ensinos Fundamental e Médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. Os melhores alunos da modalidade teórica recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho no nível nacional.

Já na modalidade prática, considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa (PB), em novembro de 2018.

A novidade deste ano é que, além dos níveis 1 e 2 (alunos do Fundamental e Médio), haverá o "nível zero", voltado a alunos de 1º a 3º anos do Ensino Fundamental, com idade entre 6 e 8 anos. O objetivo é difundir a robótica como estratégia de educação a ser aplicada desde o início do ciclo educacional. No "nível zero" haverá apenas uma etapa.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site da OBR, onde também está disponível o manual de inscrições, que esclarece todos os procedimentos.

Mais informações: www.facebook.com/OBRobotica.

Fonte: Portal Agência FAPESP