logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

INCTs debatem fomento à pesquisa e divulgação científica

Ter, 15 de Maio de 2018 11:56

Participantes apresentaram o trabalho realizado nos Institutos, os entraves e parcerias

 

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) ligados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se reuniram, nesta sexta-feira (11/5), no campus Manguinhos, em um encontro no qual buscaram estratégias para o fortalecimento de um trabalho em rede. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou da abertura do encontro e destacou os objetivos principais da articulação entre os INCTs: “Precisamos avançar em uma agenda integrada em todas as dimensões, pesquisa, educação, divulgação científica e inovação tecnológica, de forma a potencializar as ações”.

 

Neste primeiro encontro dos INCTs, os participantes apresentaram o trabalho realizado nos Institutos, os entraves e parcerias. Carlos Medicis Morel, pesquisador do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz) e Coordenador do INCT de Gestão da Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas, apresentou dados de uma pesquisa comparativa da quantidade de artigos científicos sobre ebola e zika, para comprovar que é necessária uma união de esforços. “Não há país inovador onde não há ajuda, por isso, a importância de haver uma estrutura local de pesquisa”, defendeu.

 

Os principais temas discutidos na reunião foram como fomentar a produção científica e o trabalho de divulgação científica. O subcoordenador do INCT de Epidemiologia da Amazônia Ocidental, Ricardo Godoy, ressaltou que a missão do Instituto é promover um salto qualitativo nas pesquisas e no desenvolvimento tecnológico: “Não é um olhar para doenças, é um olhar para saúde”.

 

Para o coordenador de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Fiocruz, Wilson Savino, os INCT são grandes instrumentos de difusão de ciência e tecnologia. “A Fiocruz teve a iniciativa de coordenar esta ação em conjunto entre os Institutos e organizar o grupo, que será articulado por uma solidariedade interna e externa, não só para popularizar a ciência, mas atuar na formação de Recursos Humanos e incentivo à pesquisa”, explica Savino.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 14/05/2018, com inofrmações Agência Fiocruz

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa