Qual o real valor da Educação, Ciência e Tecnologia?

Sex, 11 de Maio de 2018 11:55

“Cabe sempre lembrar que as universidades são as principais responsáveis pela formação dos quadros mais especializados e que atuam em todos os setores da sociedade”, afirma Wanderley de Souza, professor titular da UFRJ e diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, em artigo no Jornal do Brasil

Vivemos tempos de ajuste fiscal quando a atitude que vem imperando é a mais simplista: fazer cortes orçamentários lineares. Neste momento, é fundamental refletirmos sobre as consequências de reduzir os orçamentos destinados às áreas de Educação, Ciência e Tecnologia. Afinal, todas as decisões tomadas hoje têm reflexos de curto e médio prazos que influenciam a posição que o país ocupará no cenário internacional. Ou apostamos em que essas áreas vão permitir o nosso crescimento econômico e social sustentável ou vamos continuar perseguindo o sonho explicitado por Stefan Zweig de que somos “o país do futuro”.

Inicialmente, imaginei ser desnecessário incluir neste artigo qualquer comentário sobre o papel da educação. No entanto, no momento, a maioria das universidades públicas não consegue fechar as contas a cada final de mês. Em outras, as dificuldades são maiores interferindo mesmo no pagamento do salário de seus servidores. Logo, nosso radar precisa estar focado neste setor, sendo necessário conscientizar a sociedade sobre a importância de continuarmos investindo em educação e em todos os níveis. Cabe sempre lembrar que as universidades são as principais responsáveis pela formação dos quadros mais especializados e que atuam em todos os setores da sociedade. É ainda responsável pela maior parte da produção científica do país. Sua presença interfere de forma absoluta no perfil econômico da cidade onde se encontra. Basta comparar o perfil econômico de cidades como Campinas, Campina Grande, São Carlos e Viçosa, antes e depois da presença das suas universidades. Em muitas, a universidade tem mais impacto econômico na cidade do que o poder público.

Em relação à pesquisa científica e tecnológica, a situação vem se deteriorado com grande velocidade. Isso, apesar do empenho constante das várias entidades que atuam na área, tendo à frente a Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, bem como de todas as autoridades que integram o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

Leia na íntegra: Jornal do Brasil

Fonte: Jornal da Ciência, 10/05/2018