logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

XIII CICLO DE PALESTRAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

Qui, 10 de Maio de 2018 08:27

TEMA – Aspectos Humanos da Inovação

 

O Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT/Materiais), o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) realizam o XIII CICLO DE PALESTRAS SOBRE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO: Aspectos Humanos da Inovação, no período de 26/04 a 17/05 (5ª feira), continuando com o objetivo de promover a discussão sobre temas relacionados à inovação e empreendedorismo. Particularmente nesta edição, além de apresentar as diferentes iniciativas de inovação existentes em São Carlos, procura identificar e apresentar os comportamentos e habilidades requeridas dos novos profissionais no mercado. Nesse sentido, é importante que a Universidade como agente propulsor de mudanças esteja engajada na preparação de recursos humanos voltados para a inovação e ao empreendedorismo.

 

- 3ª Mesa Redonda - 10/05 – Tema "Mesa Redonda: Como desenvolver o comportamento empreendedor? Hard skills + soft skills – Parte 2"
O objetivo é discutir como o comportamento empreendedor pode ser desenvolvido conciliando atividades na Universidade na busca por informações e se expondo às experiências conjuntamente com as rotinas da graduação e pós-graduação. Como o coaching e outras ferramentas podem auxiliar neste processo?
Participam da mesa: Márcio Rosales (Brazitec); Yuri Oliveira Trigo (FEJESP) e Maíra Alcântara Proença (Projeto Bloom Education)

 

Márcio Rosales (Brazitec)
Mini CV: Engenheiro de Materiais e Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela UFSCar. Atua na área de empreendedorismo e em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de novas tecnologias. É sócio pesquisador da Brazitec, uma empresa de base tecnológica fundada com recursos do Programa PIPE da FAPESP. Além do trabalho de doutorado no PPGCEM, também coordena projeto de implantação do curso de pós-graduação Wennovation, uma parceria da UFSCar com a aceleradora Weme, em Campinas.

 

Apresentação: Será abordado o nascimento e o desenvolvimento da Brazitec, uma startup que tem pouco mais de 5 anos de trajetória no mercado. Hoje, a empresa tem como missão promover o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, associados com inovação tecnológica. Ao longo dessa jornada, vários foram os desafios encontrados, especialmente, ligados ao comportamento empreendedor. Nesse sentido, o tema da discussão foca em como desenvolver tecnologias a partir de competências técnicas, comportamentais e de gestão de negócios.

 

Yuri Oliveira Trigo (FEJESP)
Mini CV: Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos; participou do Centro Acadêmico da Engenharia de Materiais, da Semana Acadêmica da Engenharia de Materiais, da Materiais Júnior, empresa júnior do DEMa e do Núcleo UFSCar Júnior (NUJ). Atualmente é coordenador de Relações Institucionais da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo (FEJESP), trabalhando com a articulação do movimento empresa júnior junto aos órgãos públicos e privados, assessoria de imprensa e captação de parceiros institucionais.

 

Apresentação: Será apresentada a FEJESP, uma organização responsável por desenvolver e representar as empresas juniores de todo o estado. Participar do Movimento Empresa Júnior proporciona experiências incríveis que possibilitam complementar minha formação como engenheiro. Além disso, toda essa a vivência alimenta constantemente o desejo de mudar a realidade e conduz a descobrir formas de como ser um agente de mudança. Na Federação é possível conhecer o mundo dos relacionamentos, conectado com jornalistas, autoridades municipais e estaduais e empreendedores das maiores empresas do país.

 

Maíra Alcântara Proença (Projeto Bloom Education)
Mini CV: Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFSCar (2012), Mestre em Ecologia e Recursos Naturais - UFSCar (2015); atualmente é Doutoranda no Programa de Ecologia e Recursos Naturais, atuante em pesquisas de ecologia aplicada aos ecossistemas aquáticos e manejo ambiental. Já atuou como docente de Ensino Fundamental e Médio e como Monitora em disciplinas de Graduação. Tem experiência em apresentações em congressos e simpósios científicos, e participou de organização de eventos científicos e cursos livres. Atualmente também está atuando e se aperfeiçoando em estudos e metodologias aplicadas ao desenvolvimento humano, principalmente em teorias práticas e métodos, como o coaching, que resultem em melhoria da performance e produtividade pessoal e acadêmica, que deu origem ao Projeto Bloom Education: produtividade e propósito para graduandos e pós graduandos.

 

Apresentação: Será que somente os conteúdos e disciplinas aprendidos na faculdade e no ensino formal são suficientes para nos tornamos profissionais realizados? Será que os méritos de todas as nossas conquistas são exclusivamente pelo que vemos “dentro” de salas de aulas? Provavelmente, a crescente insatisfação acadêmica que está sendo alvo frequente de notícias, por si só, respondam a essas perguntas. E hoje, existe a necessidade de um movimento educacional em busca de mudanças. Mas a grande pergunta é: será que é possível conciliar a vida acadêmica com outros aprendizados e vivências? O que tenho visto é que se permitir aprender e desenvolver outras áreas e competências, e, principalmente, sair dessa reatividade e especificidade que a rotina acadêmica nos impõe, pode ser justamente o que falta para aumentar o aproveitamento, melhorar a performance e a satisfação. O autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, complementando os conteúdos acadêmicos, podem dar um novo sentido e motivo para alcançar seus objetivos. Então a reflexão se torna: será que, justamente não é a falta de práticas de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, assim como buscar oportunidades e vivências que não estejam nos livros técnicos e em espaços de especialização que vão conduzir a sua formação para um outro nível de performance e realização acadêmica?

 

Moderador: Lucas Faccioni Chanchetti - Engenheiro de materiais metálicos pela Universidade Federal de São Carlos (2009), Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFSCar (2014). Atualmente é doutorando no PPGCEM, no tema "Construção de um dispositivo de armazenamento de hidrogênio baseado em hidreto de magnésio". Possui experiência em Prospecção tecnológica; Indicadores de Ciência e Tecnologia; Materiais para armazenamento de Hidrogênio e Administração de micro e pequenas empresas.

 

Próxima semana:

 

- Mini Workshop - 17/05 – Tema "Ferramentas para o autodesenvolvimento"

 

O objetivo é evidenciar a importância do autoconhecimento no desenvolvimento (ou reposicionamento) da carreira profissional e também a apresentação de técnicas de comunicação e oratória para obtenção de resultados mais adequados em apresentações, reuniões, aulas e outros contextos.

 

Participantes: Felipe Guedes (Mosaico 21 Desenvolvimento Humano) e Elisangela Sitta (Aliigi Desenvolvimento Profissional)

 

Inicialmente uma apresentação da coach Elisangela Sitta sobre qual a importância do autoconhecimento no direcionamento da carreira e como a tomada de consciência do perfil e da maneira como agimos pode nos ajudar na escolha profissional ou no reposicionamento da carreira. Na sequência, Felipe Guedes abordará de maneira prática a oratória aplicada às apresentações científicas, apresentando técnicas para obtenção de melhores resultados em apresentações, aulas, reuniões e outros contextos, nos quais a comunicação é muitas vezes a base dos resultados. Essa abordagem pode ser estendida e ajudar em entrevistas e na comunicação do dia-a-dia.

 

Felipe Guedes (Mosaico 21 Desenvolvimento Humano)
Mini CV: Sua trajetória ligada ao universo comunicação iniciou quanto ainda estudava engenharia e começou ver nesta uma grande paixão. Buscando todas as oportunidades para praticá-la, nos seus últimos anos de estudo já realizava palestras e treinamentos pelo estado de MG. Após formado ingressou em uma consultoria no estado do PR focada em desenvolvimento humano, tendo a oportunidade de trabalhar com líderes de grandes organizações como TV Globo, Tetra Pak, Cargill e Klabin. Deixou o mercado corporativo ao final de 2013 após um problema de saúde que o estimulou a se entregar na busca da sua real essência e encontrar formas de auxiliar outros a terem caminhos menos tortuosos para viverem seu potencial. Atualmente é responsável pela Direção Executiva da Mosaico21, pelo desenvolvimento metodológico das palestras, treinamentos e programas de desenvolvimento individual desta, além de atuar em outros projetos ligados a educação e tecnologia.

 

Elisangela Sitta (Aliigi Desenvolvimento Profissional)

 

A paixão por desenvolvimento humano começou há 19 anos quando buscou a Pedagogia da UFSCar como base para iniciar o trabalho com educação de adultos. Em paralelo iniciou carreira na área de Treinamento e Desenvolvimento humano e organizacional em uma agência de emprego e, posteriormente, como business partner na Faber-Castell à frente de ações corporativas de desenvolvimento. Desde 2012 está à frente da Aliigi desenvolvimento, uma consultoria que trabalha com reposicionamento de carreira, coaching e programas de liderança.

 

Moderador - Bráulio Salumão de Oliveira  (Moderador) – Graduou-se em 2010, ingressou e concluiu o programa Global Trainee da Tenaris, multinacional do setor de óleo e gás, onde também atuou como analista de controle de gestão industrial, supervisor de manufatura e engenheiro de processos. Concluiu especialização em Gestão da Produção pela UNESP e atualmente é doutorando do PPGCEM e pesquisador do NIT/Materiais.

 

Fonte: NIT Materiais UFSCar

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa