MCTIC defende adesão de mais países ao centro de pesquisas sobre o Atlântico

Qua, 09 de Maio de 2018 09:35

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, defendeu a ampliação do grupo responsável pela implementação do Centro Internacional de Pesquisas Atlânticas (AIR Center) para que mais países participem da iniciativa. Em Praia, capital de Cabo Verde, Kassab participou nesta segunda-feira (7) do 3º Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas.

Ao lado de representantes de Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola e Espanha, o ministro ressaltou a importância de trazer outros países banhados pelo Oceano Atlântico para o AIR Center. Além disso, destacou que iniciativas de implementação devem ser definidas antes da próxima reunião, prevista para novembro, nas Ilhas Canárias, na Espanha.

“Mesmo que sejam de curto prazo, os projetos devem garantir a adesão de outros países ao AIR Center e alcançar resultados expressivos”, explicou Kassab.

Para o ministro, o AIR Center deve atuar como um facilitador, uma rede de organizações científicas que traga sinergia a iniciativas já existentes. Ele defendeu, por exemplo, a unificação de sistemas de observação em todo o Atlântico, a troca de dados, a criação conjunta de novas tecnologias, além da formação de pessoal.

Já o secretário-geral para Ciência e Inovação da Espanha, Juan María Vázquez, alertou para a importância de discutir um plano de ação com metas claras para a iniciativa.

Projetos

Durante as sessões do 3º Diálogo, representantes do MCTIC e pesquisadores brasileiros apresentaram projetos para contribuir com a implementação do AIR Center. O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Ricardo Galvão, e o diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Augusto Gadelha, explicaram projetos de observação da Terra e dos oceanos por satélite e do uso de recursos de supercomputação para armazenamento de dados, respectivamente.

Já o pesquisador Alexander Turra, da Universidade de São Paulo, apresentou estudos para limpeza de oceanos, enquanto o coordenador-geral de Oceano, Antártica e Geociências do MCTIC, Andrei Polejack, defendeu a formação de uma rede de observação do oceano.

AIR Center

Trata-se de iniciativa liderada pelo governo de Portugal, que pretende utilizar o posicionamento estratégico do arquipélago dos Açores como centro de desenvolvimento científico e tecnológico sobre o oceano Atlântico. A proposta é construir uma organização internacional, abarcando uma rede de instituições de diversos países para promoção de uma abordagem integradora do conhecimento sobre mudanças climáticas, sistemas de energia, ciências oceânicas, espaço e ciências de dados.

O programa tem como países fundadores África do Sul, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Índia, Nigéria e Reino Unido.

A expectativa é de que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.

Fonte: Portal MCTIC