Brasil discutirá cooperação com Escritório de PI de Singapura

Ter, 08 de Maio de 2018 15:29

O INPI e o Escritório de Propriedade Intelectual de Singapura (IPOS, na sigla em inglês) negociam um novo memorando de entendimento para estabelecer atividades de cooperação. Para o Instituto brasileiro, interessa desenvolver iniciativas conjuntas relacionadas a serviços de busca e exame de patentes, Protocolo de Madri (Singapura é país membro e o Brasil trabalha para aderir este ano), serviços para empresários, ensino e pesquisa, além do reconhecimento mútuo das duas instituições como Autoridade Internacional de Busca e Exame Preliminar (ISA/IPEA).

Para tratar desses e outros assuntos, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, está em missão no país até o dia 8 de maio, juntamente com a servidora Thaís Bilek, da Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão Estratégica.

No dia 6 de maio, eles se reuniram com o embaixador do Brasil em Singapura, Flávio Soares Damico; o subsecretário-geral da Ásia e do Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Henrique da Silveira Sardinha Pinto; e o ministro Aloysio Nunes Ferreira Filho.

O ministro destacou a importância da ampliação do comércio com o Sudeste Asiático, em particular com Singapura, e cumprimentou o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) pela iniciativa de ampliar a cooperação entre os Institutos de PI, incentivada pelo embaixador Flávio Damico.

No dia 7, Pimentel visitou o escritório regional da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), sendo recebido pelo diretor da OMPI em Singapura, Denis Croze; Peter Willimott, também da OMPI; e o conselheiro Herbert Drummond, da Embaixada do Brasil.

Em seguida, a comitiva conheceu o Centro de Inovação da Nanyang Technological University, onde se encontraram com o CEO Lim Jui e a diretora assistente sênior, Seek Chay Hoon.

A agenda incluiu ainda reunião na Embaixada do Brasil com startups brasileiras instaladas no país sobre sua experiência com pedidos de propriedade industrial na região. Participaram Aydin Ilhan, chefe de Estratégia da consultoria de inteligência de mercado Suncaged, e David Python, CEO da Cariuma. O conselheiro Herbert Drummond acompanhou a reunião.

Fonte: Portal INPI