INPI participa de evento pelo Dia Mundial da PI em São Paulo

Ter, 08 de Maio de 2018 15:05

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26/04), a Comissão de PI da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP) - Subseção Jabaquara e a Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) realizaram, no dia 5 de maio, em São Paulo, um ciclo de palestras sobre o tema.

No evento, o diretor de Patentes do INPI, Júlio César Moreira, apresentou as medidas que o Instituto vem implementando para reduzir o backlog de pedidos de patentes pendentes de decisão final, que em 2017 estava em cerca de 225 mil.

Ele destacou as ações administrativas, como melhoria de processos, gestão da qualidade e aumento do parque e de sistemas de tecnologia da informação, além de iniciativas técnicas, com ênfase para o exame colaborativo com países membros do BRICS e do Prosur (grupo de institutos de PI da América Latina), assim como outros escritórios de PI do mundo. Outro iniciativa mencionada são os projetos de exames prioritários.

Também participaram dos debates o professor de cursos de especialização em propriedade intelectual na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, Lélio Denicoli Schmidt, com o tema "Aproveitamento parasitário das marcas notoriamente conhecidas", e o advogado representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape), com o tema "Propriedade industrial e direito concorrencial: o julgamento pelo CADE do caso das peças de reposição".

Fonte: Portal INPI