USP integra consórcio internacional de universidades

Sex, 04 de Maio de 2018 15:23

Rede internacional foi lançada no dia 23 de abril para explorar o potencial de pesquisa e de ensino das universidades

No dia 23 de abril, o reitor da USP, Vahan Agopyan, participou do lançamento do Consórcio Universitário Hemisférico, rede de universidades que congrega 11 instituições do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Chile, México, Barbados, Peru, Estados Unidos e Canadá.

O consórcio é uma iniciativa da Universidade de Miami e tem como objetivo explorar o potencial de pesquisa e de ensino das universidades envolvidas por meio do desenvolvimento de estruturas e programas para facilitar a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores.

O evento de lançamento foi promovido na sede da instituição norte-americana. “As universidades devem criar alianças que os líderes nacionais possam imitar”, afirmou o reitor da Universidade de Miami, Julio Frenk. “Construindo pontes baseadas em objetivos compartilhados nos tornamos mais fortes do que se encarássemos nosso futuro sozinhos”, destacou.

Durante o encontro, os participantes definiram uma agenda de temas que devem conduzir os trabalhos de colaboração mútua, dentre eles saúde pública, medicina, mudanças climáticas e resiliência urbana, crime e corrupção, negócios e empreendedorismo.

O “dever de casa” para os integrantes do consórcio a partir de agora será definir as estratégias que conduzirão as atividades conjuntas. Duas ações que deverão ser implementadas são as criações, em curto prazo, de um curso on-line para estudantes e, em longo prazo, de um programa de mestrado.

“Crime, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e corrupção são temas universais”, enfatizou o reitor Vahan Agopyan. “Vamos organizar workshops [sobre esses tópicos] através do consórcio e fazer com que os pesquisadores trabalhem juntos”, completou.

O próximo passo deverá ser a assinatura de um memorando de entendimento entre as instituições.

No mesmo dia, no período da manhã, os membros do consórcio participaram de um painel da conferência eMerge Americas, intitulada Motores para Inovação: Universidades e Ecossistemas de Inovação nas Américas. O moderador do painel, que contou com a explanação do reitor da USP, foi o jornalista do Miami Herald, Andres Oppenheimer.

Fonte: Jornal da Ciência, 03/05/2018, com informações Jornal da USP