logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Novo programa em parceria com a Alemanha apoia projetos de Química e Engenharia

Qui, 26 de Abril de 2018 11:24

A iniciativa aprofundará a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa dos dois países

 

Com objetivo de criar quatro redes de pesquisa internacionais, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta terça-feira, 24, o novo Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC), que selecionará até 20 projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Alemanha. Dessa forma, a iniciativa aprofundará a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa dos dois países.

 

Serão financiadas duas redes na área de Engenharia, na área de Digitalização Avançada e Indústria 4.0, e duas redes na área de Química. Cada projeto terá um custo máximo de até R$ 200 mil durante vigência máxima de quatro anos, considerando as missões de trabalho e dos recursos de manutenção do projeto.

 

Além das missões de trabalho e dos recursos de manutenção do projeto, são itens financiáveis, no âmbito do programa, as bolsas de estudo na modalidade doutorado-sanduíche, com mensalidade de € 1.300.

 

Candidaturas

 

As propostas de projetos conjuntos deverão ser apresentadas simultaneamente no Brasil e na Alemanha. No Brasil, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente a coordenador brasileiro e vão até o dia 26 de julho.

 

Acesse o edital.

 

Fonte: Jornal da Ciência, 25/04/2018, com informações Capes

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa