Museu de Ciência e Tecnologias da UFSCar comemora o Dia Internacional da Luz

Qui, 26 de Abril de 2018 09:59

As atividades serão realizadas no dia 16 de maio no Núcleo de ETC da universidade, em Sorocaba

Durante o Dia Internacional da Luz, comemorado em 16 de maio, o Museu de Ciência e Tecnologias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na cidade de Sorocaba realizará exposições e demonstrações de Luminescência direcionadas à vida, saúde e meio ambiente, com ênfase especial na Bioluminescência, a emissão de luz visível por vivos. Haverá exposições sobre besouros bioluminescentes da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, além de demonstrações práticas de fotoluminescência, quimiluminescência e bioluminescência, exibindo produtos e aplicações desenvolvidos em nossa universidade. As atividades serão realizadas no Núcleo de Educação, Tecnologia e Cultura (ETC) da UFSCar, na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130. Veja aqui a programação completa.

A celebração é uma iniciativa global, coordenada pela Unesco, que fornece um foco comum anual para a contínua valorização da importância da luz e do papel que desempenha na ciência, cultura e arte, educação e desenvolvimento sustentável, e em áreas tão diversas, como medicina, comunicação e energia. A data foi instituída após as comemorações do Ano Internacional da Luz, em 2015.

A SBPC é um nodo do Dia Internacional da Luz no Brasil e está estimulando a realização de atividades sobre a luz neste dia ou em dias próximos. Outras organizações brasileiras envolvidas na celebração do Dia Internacional da Luz são a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq).

Fonte: Jornal da Ciência, 25/04/2018