logo

slogan

ufscar

Cadastre-se e receba as novidades sobre a Agência Inovação da UFSCar por e-mail
parceiros_top

failogopequeno

 

fortec

 

inpi

 

parceiros_bottom

Redes Sociais

face twitter youtube

Dia da PI celebra as mulheres na inovação em 2018

Qui, 26 de Abril de 2018 09:52

Com o tema “O motor da transformação: as mulheres, a inovação e a criatividade”, no próximo dia 26 de abril, o INPI se junta com os outros escritórios de PI do mundo para comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que este ano celebra o talento, a curiosidade e a coragem de mulheres que estão mudando o mundo e o nosso futuro.

 

Como evento comemorativo, o INPI e a OMPI realizam amanhã, às 15h, no auditório da sede no Instituto no Rio de Janeiro, uma mesa-redonda com a professora e cientista Joana Félix e a diretora da Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Cristina Muller, mediada pela jornalista Ceci Almeida. O evento será transmitido ao vivo pela página do INPI no Facebook.

 

Liderança feminina

 

Da astrofísica à nanotecnologia, da medicina à inteligência artificial e à robótica, todos os dias mulheres estão inovando e criando formas de melhorar e transformas vidas, além de promover o conhecimento humano. Com criatividade, seja no cinema, música, moda, design, escultura, dança, literatura, arte etc., as mulheres estão reinventando a cultura, testando os limites da arte e da expressão, criando novos mundos de experiência e compreensão.

 

Embora menos de 30% dos pesquisadores no mundo sejam mulheres, e menos de 3% dos Prêmios Nobel para a Ciência tenham sido concedidos a elas, de acordo com estudo realizado pela Unesco, nos últimos 20 anos o percentual de mulheres trabalhando na ciência aumentou cerca de 12%.

 

Isso significa que, mais do que nunca, as mulheres estão assumindo papéis de liderança e fazendo suas vozes serem ouvidas na ciência, tecnologia, negócios e artes. As realizações das mulheres são um legado de valor incalculável para as jovens de hoje, com aspirações de se tornarem inventoras e criadoras do futuro.

 

Assim, o tema proposto para o Dia Mundial da Propriedade Intelectual 2018 tem como objetivo refletir sobre as maneiras de garantir que um número crescente de mulheres em todo o mundo se envolva em inovação e criatividade, melhorando a capacidade de enriquecer nossa cultura e desenvolver soluções eficazes para aliviar a pobreza, impulsionar a saúde global e proteger o meio ambiente.

 

Também é uma data para lembrar o trabalho e a contribuição de mulheres para o avanço das pesquisas científicas no Brasil e no mundo, como a astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, uma das cientistas brasileiras mais citadas e premiadas no Brasil e no exterior, cuja pesquisa contribuiu para comprovar que há buracos negros no centro de todas as galáxias.

 

Já a professora Joana Félix, formada em química com pós-doutorado em Harvard, ganhadora de vários prêmios, desenvolveu uma pele artificial, a partir da epiderme de porco, que pode ajudar na recuperação de queimaduras em humanos. E a professora e pesquisadora Taís Gratieri, cujas pesquisas se concentram na área de ciências biomédicas e que, como outras mulheres, encontra várias barreiras para o desenvolvimento de suas pesquisas.

 

O INPI convidou essas três mulheres para falar sobre o tema do dia mundial da Propriedade Intelectual de 2018. Confira.

 

Fonte: Portal INPI, com informações OMPI e Unesco

 
free poker
logo_rodape
Agência de Inovação da UFSCar - Rodovia Washington Luís, km 235 - Caixa Postal 147 CEP: 13565-905
São Carlos, SP - Brasil - Tel: (16) 3351.9040 - inovacao@ufscar.brmaps
mapa